Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO TRIGUEIRO FERNANDES

DISCENTE: LEANDRO TRIGUEIRO FERNANDES
DATA: 10/04/2014
LOCAL: NEPSA

COMPORTAMENTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NO COMPROMETIMENTO E DESEMPENHO DA UFRN.

Estrutura Organizacional; Universidades; Comprometimento e Desempenho Organizacional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O tema de estrutura organizacional é tratado desde períodos que antecedem a própria administração científica. Mesmo sendo tratada, provavelmente há milhares de anos, e cientificamente, desde o início da formação da administração como ciência, ainda existem lacunas que precisam ser supridas, especialmente no que se refere ao estudo da estrutura das universidades, as quais vem se destacando como uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do Brasil. Os autores da área apontam que as universidades carecem de uma estrutura que atenda às suas especificidades e contribua com o desempenho. Nesse sentido, o presente estudo pretende contribuir no estudo de uma etapa que antecede a criação de uma nova estrutura, que é a etapa de um diagnóstico fundamentado que permita relacionar estrutura com outras características organizacionais, ambos inseridos no contexto das universidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender a Estrutura Organizacional da UFRN e a sua influência no comprometimento e desempenho organizacional. Para o alcance desse objetivo, a pesquisa, que se classifica como exploratória e descritiva, se dividirá em duas fases. Na primeira fase será realizada entrevistas com 112 gestores da UFRN para identificar como está delineada a estrutura organizacional da UFRN, e ainda como os participantes avaliam os diversos componentes da estrutura organizacional de cerca de 50 unidades que estão inseridas no contexto da UFRN. Na análise dos dados da primeira fase será adotado o método de análise de conteúdo e análise documental. Na segunda fase da pesquisa, que terá tratamento quantitativo, será utilizado um questionário composto de três partes – 1) estrutura organizacional; 2) comprometimento e desempenho organizacional; 3) características gerais e demográfica dos respondentes. Na análise dos dados da segunda fase serão adotadas as técnicas de análise fatorial, análise de confiabilidade e análise de regressão múltipla. Espera-se como resultado da pesquisa poder delinear a estrutura organizacional da UFRN caracterizando-a de acordo com a Burocracia Profissional de Mintzberg; tornar conhecido os componentes que mais prevalecem na Estrutura Organizacional da UFRN; poder caracterizar o conjunto de componentes da Estrutura Organizacional da UFRN e estabelecer relações entre a estrutura e outros aspectos organizacionais (comprometimento e desempenho). Por fim, o estudo pretende contribuir com a realização de uma etapa que der suporte à estudos futuros na formatação de uma estrutura que permita, concomitantemente, atender as especificidades das universidades e gerar o melhor desempenho possível.

Externo ao Programa - 1298904 - CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Presidente - 349130 - MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
Notícia cadastrada em: 25/03/2014 14:56