Banca de DEFESA: JOSUE VITOR DE MEDEIROS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSUE VITOR DE MEDEIROS JUNIOR
DATA: 18/02/2014
LOCAL: NEPSA
CONSTRUÇÃO DAS CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DOS SISTEMAS INSTITUCIONAIS INTEGRADOS DE GESTÃO DA UFRN

Capacidades organizacionais, Ciclo de vida das capacidades, Capacidades habilitadas pela TI, Rotinas organizacionais, Complementaridade, Sistemas Integrados Institucionais de Gestão (SIG) da UFRN, Estudo de caso longitudinal.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A capacidade de TI é uma habilidade organizacional para realizar atividades dessa função de maneira mais efetiva e um importante mecanismo na criação de valor. Seu processo de construção (estágios de criação e desenvolvimento) ocorre através de iniciativas de gestão para melhorias no desempenho de suas atividades, usando recursos humanos e ativos de TI complementares responsáveis pela evolução das suas rotinas organizacionais. Esta pesquisa trata das capacidades de TI relacionadas aos sistemas SIG (sistemas institucionais integrados de gestão), criados e implantados na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), para realização e controle das atividades administrativas, acadêmicas e dos recursos humanos. Desde 2009, através de acordos de cooperação com instituições federais de ensino e da administração direta, a UFRN tem apoiado a implantação destes sistemas, atualmente envolvendo mais de 30 instituições. O presente trabalho objetiva compreender como as capacidades de TI, relevantes na concepção, implantação e disseminação dos SIG da UFRN, foram construídas ao longo do tempo. Trata-se de um estudo de caso único de natureza qualitativa e longitudinal, realizado através da captura, codificação e análise de dados secundários e provenientes de entrevistas semi-estruturadas realizadas principalmente com membros da Superintendência de Informática, unidade organizacional responsável pelos sistemas SIG na UFRN. Como resultados, foram identificadas as capacidades técnica, de relacionamento interno e de cooperação externa como relevantes na trajetória bem sucedida dos sistemas SIG, e que evoluíram de maneiras distintas. A capacidade técnica, iniciada em 2004, percorreu os estágios de criação e desenvolvimento até que atingiu o estágio de estabilidade em 2013, em decorrência de limites tecnológicos. Quanto à capacidade de relacionamento interno, iniciada em 2006, esta percorreu os estágios de criação e desenvolvimento, tendo seu escopo de atividades estendido em 2009, estando em desenvolvimento desde então. Diferente do padrão de ciclo de vida observado na literatura, a capacidade de cooperação externa foi iniciada por uma intensidade de iniciativas e evoluções nas rotinas em 2009, que foram decrescendo até cessarem, em 2013, no intuito de estabilizar a estrutura tecnológica já criada para as instituições cooperadas. Identificou-se ainda o início das cooperações, em 2009, como um importante evento de seleção, responsável por alterar ou criar trajetórias de evolução nas três capacidades. As iniciativas de melhorias mais frequentes foram as de natureza organizacional e o planejamento interno foi a atividade mais transformada nas rotinas das três capacidades. Importantes recursos e ativos complementares foram identificados como importantes para a realização das iniciativas, como os recursos humanos de conhecimento técnico, para as capacidades técnica e de cooperação externa; e o conhecimento negocial, para todas elas, além dos ativos de TI complementares: as aplicações iproject, de controle dos processos de desenvolvimento, e o repositório de documentos wiki. Todos estes recursos e ativos complementares evoluíram junto às capacidades, mostrando-se de valor estratégico para a SINFO/UFRN.

Externo à Instituição - EDMILSON ALVES DE MORAES - FGV
Interno - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE