Banca de DEFESA: ELANE DE OLIVEIRA

DISCENTE: ELANE DE OLIVEIRA
DATA: 14/10/2013
LOCAL: NEPSA

Gestão Democrática nas Escolas: A Atuação dos Diretores Escolares e os Desafios para sua Consolidação na Rede Municipal de Natal  /RN

Gestão Democrática, Gestores Escolares, Secretaria Municipal.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A gestão democrática é um desafio para educação, se por um lado para sua efetivação precisa de uma articulação entre o governo e a instituição escolar, por outro há a importância e significado de seu uso que é dada pela organização escolar. Diante disso a pesquisa objetiva analisar os principais desafios na implementação da gestão democrática sob a ótica de gestores escolares do município de Natal – RN. Para tanto, foi necessário estudar tanto os gestores das escolas, como a relação destes com a Secretaria Municipal de Educação. Diante desse contexto, a metodologia usada foi de casos múltiplos, abordagem qualitativa em que os entrevistados foram os gestores (diretor, vice diretor e coordenador) de quatro escolas municipais e dois representantes da Comissão de Gestão Democrática da secretaria municipal de educação, Natal-RN. A análise foi feita por pares, entre as escolas que obtiveram nota do IDEB superior a média estipulada pelo governo federal e as que obtiveram nota inferior, e entre os gestores e representantes da Secretaria. Utilizou-se técnicas de categorização e análise de conteúdo dos discursos dos respondentes.Os resultados mostraram que os gestores compreendem a importância da participação de toda comunidade na gestão democrática, inclusive os pais, embora apenas uma escola ressaltou meios de atraí-los diante da dificuldade da representação destes. A falta de conhecimento sobre a gestão democrática é evidente principalmente no par de escolas com IDEB menor. Embora seja perceptível a gestão democrática em todas organizações estudadas, foi possível compreender que as escolas com um IDEB menor aderem a essa modalidade de gestão como forma de cumprir regras. De forma unânime, o amplo papel do diretor dificulta o conhecimento sobre a legislação. Sobre a relação da secretaria com os gestores, existem algumas contradições entre o entendimento do papel do coordenador, pelos gestores e pelos representantes da secretaria. Ficou perceptível a não uniformidade sobre uma boa relação entre os gestores e a secretaria, seja por causa da burocracia ou pelo auto grau de exigências da secretaria e a falta de melhor apoio do órgão para com as escolas. Foi notável características de gestão democrática em todas unidades escolares bem como o esforço da secretaria nesse âmbito, no entanto existem também características não democráticas que merecem estudos futuros.

Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Interno - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Externo à Instituição - WAGNER DE SOUZA LEITE MOLINA - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 30/09/2013 11:17