Banca de DEFESA: SHEILA DE LIMA CUNHA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEILA DE LIMA CUNHA DANTAS
DATA: 10/10/2013
HORA: 11:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

ANÁLISE DAS MELHORES PRÁTICAS EM BPM: ESTUDO DE CASOS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES DE NATAL/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

BPM. Processos de negócio. Melhores práticas. Gestão Hospitalar.


PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O gerenciamento dos processos organizacionais vem sendo estudado pela ciência administrativa como forma de romper com o paradigma da estrutura organizacional funcional através da Gestão por Processos. Conhecido internacionalmente como Business Process Management (BPM), o Gerenciamento por Processos do Negócio, alinhado às estratégias organizacionais e suportado cada vez mais pela Tecnologia da Informação (TI), proporciona clareza nas diversas pontas do processo, colaborando para sua melhoria contínua com o objetivo de gerar valor agregado ao cliente. As organizações de saúde estão entre as empresas prestadoras de serviço pouco estudadas em relação ao gerenciamento por processos. Assim, este estudo pretendeu analisar, por meio de um estudo empírico de natureza qualitativa, como estão sendo conduzidos os processos organizacionais hospitalares à luz das melhores práticas em BPM. A pesquisa foi realizada através do estudo de casos múltiplos realizados em organizações hospitalares na cidade de Natal/RN. A literatura de referência apresentou diversos fatores para um desempenho otimizado em BPM. Entre eles, estão os Fatores Críticos de Sucesso da Gestão por Processos, e os fatores relacionados à Maturidade em Gerenciamento por Processos, tratados nesta pesquisa como as melhores práticas em BPM. A partir da revisão da literatura foi elaborada uma síntese das melhores práticas de BPM que serviu de base para elaboração do modelo da pesquisa utilizado para coleta e análise dos dados. Este modelo indicou onze categorias que foram utilizadas para elaboração do roteiro de estrevistas semi-estruturadas, através da técnica de análise de conteúdo, com categorização de grade fechada. As categorias foram agrupadas em duas dimensões: Elementos relacionados à gestão (‘governança’; ‘liderança’, ‘alinhamento estratégico’, ‘cultura’ e ‘conhecimento’) e Elementos relacionados aos processos (‘desenho’, ‘responsável’, ‘executores’, ‘tecnologia da informação’e ‘indicadores’), e ainda foi identificada uma terceira categoria: ‘escritório de processos’. Para seleção dos sujeitos desta pesquisa foi adotada a estratégia em cadeia ou “bola de neve”. Foi possível identificar que todas as categorias apontadas no modelo de pesquisa emergem entre os fatores buscados pelas organizações hospitalares para o gerenciamento por processos com destaque para categorias: ‘cultura’; ‘conhecimento’; ‘desenho’; ‘tecnologia da informação’ e ‘indicadores’. Em complemento às categorias de análise, foram identificadas dificuldades relacionadas à comunicação e integração dos diversos elos do processo. Além disso, constatou-se que nos hospitais investigados há um desvio do conceito de BPM no que diz respeito a seu objetivo final: agregar valor ao cliente. A pesquisa concluiu que o gerenciamento por processos nas organizações hospitalares investigadas encontra-se em fase inicial ou em desenvolvimento, sendo necessário superar as barreiras da comunicação e edificar uma cultura organizacional orientada às necessidades dos clientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Interno - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo à Instituição - BRIVALDO ANDRE MARINHO DA SILVA - FGV
Notícia cadastrada em: 27/09/2013 09:52
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