Banca de DEFESA: ALINE GUERRA GALVAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE GUERRA GALVAO
DATA: 10/10/2013
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS INOVADORES: pesquisa com os consumidores de smartphones – Natal/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria da difusão da inovação; Comportamento do consumidor; Smartphone; Produtos Inovadores.

 


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
O estudo de como as pessoas consomem os produtos contribui para que as organizações possam direcionar os seus esforços para atender às necessidades dos consumidores. O smartphone está entre os produtos inovadores com maior crescimento de consumo nos últimos anos. Diante desta perspectiva, este estudo objetiva analisar como a percepção dos atributos da inovação influencia o comportamento dos consumidores de smartphones, segundo a teoria da difusão da inovação de Rogers. A pesquisa foi realizada com auxílio de um questionário de pesquisa, com 349 alunos de graduação da UFRN através de uma survey, composta de variáveis e indicadores abordados nos objetivos da pesquisa, e constituído de perguntas fechadas, em escala métrica de 7 pontos aplicados de modo aleatório e por acessibilidade. Para avaliar o comportamento desses consumidores, foi utilizada a teoria da difusão da inovação de Rogers (2003). O trabalho buscou descrever o uso que os alunos fazem do smartphone, bem como verificar a percepção dos atributos da inovação, determinar a relação do perfil com as percepções da inovação e das percepções com o uso do smartphone. Essa pesquisa foi quantitativa e descritiva, que utilizou a análise fatorial e a análise de variância para chegar nos resultados da pesquisa. O estudo mostrou que o uso do smartphone tem aumentado e os alunos seguem a tendência mundial, usando 84 minutos por dia o smartphone, explorando as diversas funcionalidades do smartphone, como redes sociais, acesso à internet, mensagens e ligações. Há uma concordância muito alta em relação aos cinco atributos da inovação, indicando o quanto os alunos percebem as vantagens do smartphone, se sentem confortável com o uso dele, e veem os benefícios de utiliza-lo. A análise fatorial realizada apontou uma formação de cinco construtos que coincidem com a 
Teoria de da Difusão da Inovação. E, no geral, as percepções da inovação não variam de acordo com o perfil demográfico da amostra. 
A principal contribuição dessa pesquisa está na confirmação do uso do smartphone pelos alunos, tendo esse público se apresentado como um grupo de usuários frequentes, que percebe positivamente a inovação que é o smartphone, tendo aceitado e incorporado esse aparelho no seu cotidiano.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo à Instituição - BRIVALDO ANDRE MARINHO DA SILVA - FGV
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Notícia cadastrada em: 26/09/2013 10:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao