Banca de DEFESA: FIBIA BRITO GUIMARAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FIBIA BRITO GUIMARAES
DATA: 30/09/2013
HORA: 15:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES  NO ENSINO SUPERIOR: A experiência do curso de graduação em  administração da UNAMA – Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Ensino de Administração. Interdisciplinardade. Práticas docentes.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Esta dissertação busca compreender até que ponto a institucionalização da interdisciplinaridade no curso de administração de uma instituição de ensino superior no estado do Pará, alterou as práticas pedagógicas dos seus docentes. Traz como contribuição para a academia, o debate e a investigação sobre as decorrências das práticas pedagógicas interdisciplinares sobre o fazer docente. Seus resultados poderão iluminar a tomada de decisões dos gestores educacionais acerca dos desafios e possibilidades decorrentes da substituição nos projetos pedagógicos dos cursos, da organização curricular disciplinar, ancorada no componente curricular como modelo único de ensino. Essa organização fragmentada e especializada, tem repercutido historicamente de forma negativa no trabalho docente, também disciplinar, sem ousadia, caracterizado pela reprodução e não pela geração do conhecimento. O trabalho, a partir de uma abordagem  qualitativa, permitiu a realização de um significativo levantamento bibliográfico e documental sobre o tema. Nesse levantamento realizado em fontes secundárias tais como publicações de autores de referência, como também de artigos científicos, foi possível verificar que o conhecimento gerado a partir de concepções científicas disciplinares, tende a ser  acrítico e desconectado da realidade, o que no atual contexto, no que diz respeito à formação dos administradores, não dá conta das complexidades num ambiente organizacional marcado pela incertezas e descontinuidades. O cenário demanda a utilização de práticas de ensino que viabilizem a articulação dos saberes obtidos através de práticas colaborativas entre os docentes e as disciplinas, entre os docentes e os discentes, através da prática da pesquisa. Este estudo contou ainda com a coleta de dados  em fontes primárias, a partir da interlocução com os docentes da instituição que serviu de locus da pesquisa, e que tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência de ensino interdisciplinar. Tais dados foram tratados e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados sinalizam na direção de que, embora a experiência estudada possa ser considerada inovadora e desafiadora, muito ainda precisa ser feito, sobretudo no que diz respeito à remoção de dificuldades na operacionalização das práticas interdisciplinares, com ênfase nas dificuldades verificadas no âmbito institucional, metodológico e material, com destaque para a capacitação, na medida em que esses profissionais da educação não se percebem aptos para atuarem  como docentes interdisciplinares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Externo ao Programa - 346558 - DALCY DA SILVA CRUZ
Externo à Instituição - MILTON CORDEIRO FARIAS FILHO - UNAMA
Notícia cadastrada em: 23/09/2013 10:52
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