Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE MARIELLA MEDEIROS CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOYCE MARIELLA MEDEIROS CAVALCANTI
DATA: 08/10/2013
HORA: 14:30
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

TANGIBILIDADE, LIQUIDEZ DE ATIVOS E ENDIVIDAMENTO DAS EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO.


PALAVRAS-CHAVES:

Tangibilidade de ativos; Liquidez de ativos; Estrutura de Capital; Paradigma da classificação do risco observado; Garantias; Fraca Proteção legal.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo investigar se as classes de ativos com diferentes graus de liquidez são os principais determinantes da estrutura de capital das empresas listadas na Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) no período de 2008 a 2012. Como objetivo complementar, será verificado se esses efeitos são potencializados quando analisados por setores da BM&FBOVESPA. Para isso, serão estimadas regressões pelo modelo de dados em painel com dados empilhados, efeitos fixos e aleatórios. Espera-se que os resultados encontrados apontem para a existência de um impacto positivo e significativo de máquinas & equipamentos, terrenos e indicadores de liquidez na alavancagem das empresas listadas na BM&FBOVESPA, sendo essa relação mais significativa quando separadas por setores. A verificação destas hipóteses estará em consonância com o paradigma da classificação do risco observado, proposto por Berger e Udell (1990), onde as exigências por ativos dados em garantia para concessão de crédito são mais pronunciadas em empresas de maior risco, situadas em países de mercados emergentes e com fraca proteção legal, a exemplo do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Externo à Instituição - MARCIO ANDRÉ VERAS MACHADO - UFPB
Interno - 1802347 - VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 20/09/2013 09:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao