Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN FELINTO DE FARIAS AIRES

DISCENTE: RENAN FELINTO DE FARIAS AIRES
DATA: 12/09/2013
LOCAL: NEPSA

TÍTULO: MODELO DE DECISÃO MULTICRITÉRIO PARA SELEÇÕES INTERCICLO DAS UNIVERSIDADES NOVAS: ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Universidade Nova; Processo de Bolonha; Mobilidade; Apoio Multicritério à Decisão.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

As discussões em que se desenvolvem as propostas de reforma universitária no Brasil compreendem, dentre outros aspectos, a concepção da universidade intitulada de “Universidade Nova”, cuja origem estrutural advém do projeto de lei da reforma da educação superior e dos fundamentos da unificação da educação superior europeia (processo de Bolonha). Em seu cerne, o processo de Bolonha impôs uma série de transformações, dentre as quais, a promoção da mobilidade, como estímulo à cooperação interinstitucional no intuito de permitir uma melhor e maior qualificação dos alunos. Apesar disso, o que se percebe é que este ponto é um dos principais aspectos deficientes apresentados pelas instituições brasileiras que adotaram esse modelo de ensino superior. Um exemplo disto é o Bacharelado em Ciências e Tecnologia - BC&T da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, em que existem problemas tanto de ordem interna, representada pelo problema de reaproveitamento de disciplinas, como de ordem externa, para os casos de transferências interinstitucionais. Por conta disto, e sabendo-se que este é um típico problema em que estão envolvidos múltiplos critérios, o objetivo deste estudo é propor um modelo multicritério para a seleção interciclo da EC&T da UFRN, que contemple a questão da mobilidade. Para tanto, este estudo, de caráter exploratório e delineado como estudo de caso, utilizará, como ferramentas de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, para identificar e analisar modelos de seleção de interciclo já existentes no ensino superior, assim como para investigar a utilização de métodos de apoio multicritério a decisão no contexto das seleções no ensino superior, além da pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de levantar dados acerca da seleção interciclo do BC&T da UFRN. Finalmente, para a elaboração do modelo, serão utilizadas cinco fases mais comumente presentes nas modelagens dos problemas de pesquisa operacional.

Presidente - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Interno - 1245959 - ANTONIO SERGIO ARAUJO FERNANDES
Interno - 1753722 - LUCIANO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 28/08/2013 09:36