Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA JULYANNA SILVA DOS SANTOS

DATA: 19/08/2013
LOCAL: NEPSA

A INFLUÊNCIA DE POLÍTICAS DE SELEÇÃO DE DITETORES NO DESEMPENHO EDUCACIONAL

Seleção de diretores; Desempenho escolar; Diferença em diferenças.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

É indiscutível a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social de um país. Entre os aspectos relacionados com a qualidade do ensino temos a gestão escolar e sua capacidade de fazer a escola funcionar de forma homogênea e coerente para o aprendizado dos estudantes. Por vezes, a gestão é determinada por políticas públicas implantadas nos sistemas de ensino, e entre elas o modo como o diretor é selecionado. No Brasil, a política de seleção de diretores escolares é formulada de maneira descentralizada por estados e municípios. No estado da Bahia, os diretores das escolas estaduais eram indicados politicamente até 2008, quando a escolha passou a consistir de concursos seguidos por eleições. O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da política de seleção dos diretores sobre o desempenho educacional dos alunos do ensino fundamental em escolas públicas da Bahia. Para tanto, será usado o método de diferença em diferenças que compara as escolas estaduais (grupo de tratamento) às escolas municipais (grupo de controle) que não foram afetadas pela mudança na política e, portanto, continuaram selecionando os diretores por indicação. Serão utilizadas as bases de dados da Prova Brasil de 2007, 2009 e de 2011, a primeira anterior e as outras duas posteriores à política de seleção adotada pelas escolas estaduais. Resultados preliminares mostram que o desempenho médio dos alunos das escolas em que os diretores são eleitos é um pouco maior do que o desempenho médio de alunos que frequentam escolas em que os diretores são apenas indicados.

Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO