Banca de QUALIFICAÇÃO: HANDERSON BEZERRA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HANDERSON BEZERRA MEDEIROS
DATA: 20/11/2012
HORA: 08:00
LOCAL: sala de reunioes do DIMAp
TÍTULO:

Um Sistema de Tempo de Execução para a Linguagem PEWS 


PALAVRAS-CHAVES:

Serviços WEB, Composição de Serviços, PEWS.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Linguagens de Programação
RESUMO:

Serviços web são aplicações de baixo acoplamento que utilizam documentos XML como forma de integração de sistemas distintos. Tais documentos são usados em especificações como SOAP, WSDL e UDDI que estabelecem padrões integrados para a representação de mensagens, descrição e publicação de serviços, possibilitando assim, interoperabilidade de sistemas heterogêneos. Muitas vezes um só serviço não atende às necessidades dos usuários, portanto, novos sistemas podem ser concebidos a partir da composição de dois ou mais serviços, fazendo surgir o SOA - arquitetura orientada a serviços.

Paralelo a esse cenário, tem-se a linguagem PEWS (Predicate path-Expression for Web Services), que especifica o comportamento de como operações de serviços web são executadas em uma composição de serviços. O desenvolvimento da linguagem PEWS é dividida em duas partes: front-end e back-end. O front-end gera código PEWS e código XPEWS, formato XML da linguagem PEWS. Apesar de existir uma arquitetura proposta para o back-end, com finalidade de executar a composição de serviços em PEWS gerado pelo front-end, a ferramenta de execução ainda não existe. A proposta deste trabalho é a criação desse back-end, que através de ferramentas .Net Framework e geração de documentos de fluxo de trabalho e classes C#, executa a composição PEWS usando a tecnologia Windons Workow Foundation. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1221251 - MARTIN ALEJANDRO MUSICANTE
Interno - 350518 - ADILSON BARBOZA LOPES
Interno - 1495704 - UMBERTO SOUZA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 10/04/2013 07:14
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao