Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE SAMPAIO DANTAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE SAMPAIO DANTAS DA SILVA
DATA : 29/07/2021
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/znv-eksf-wsv
TÍTULO:

Controle de Mobilidade inteligente Orientado por Cloud-Network Slicing em Infraestruturas 5G Federadas


PALAVRAS-CHAVES:

5G, Cloud-Network Slicing, Controle de Mobilidade, Aprendizado de Máquina, Handover


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A 5ª geração de redes móveis (5G, do inglês Fifth Generation) foi concebida para prover uma maior capacidade de conectividade em termos de cobertura e suporte à uma maior diversidade de tipos de serviço, tráfego e usuários (UE, do inglês User Equipment) com padrões de mobilidade diversos e requisitos críticos de Qualidade de Serviço (QoS, do inglês Quality of Service). Ao incorporar novas tecnologias como a Computação em Nuvem (do inglês Cloud Computing) e a Computação Móvel na Borda (MEC, do inglês Mobile Edge Computing), as infraestruturas 5G aumentarão as suas capacidades de rede e de nuvem dentro das Redes de Acesso por Rádio (RAN, do inglês Radio Access Network) para mais próximo dos usuários finais, permitindo maior agilidade na entrega de conteúdo e serviços. Neste contexto, novos paradigmas como o fatiamento de recursos de rede (NS, do inglês Network Slicing), tem sido amplamente adotado por sua capacidade de habilitar a infraestrutura para a implantação de serviços de forma personalizada e elástica, promovida por meio de um conjunto de componentes de recursos de rede que pode ser estendida através de estratégias de virtualização de recursos físicos e softwarização. Recentemente, a abordagem de slicing de nuvem e rede (CNS, do inglês Cloud-Network Slicing) foi introduzida como uma alternativa para atender às demandas das verticais da indústria, que oferecem seus serviços através de vários domínios administrativos e tecnológicos distribuídos ao longo de infraestruturas de nuvem e rede federados. Neste cenário, caracterizado pela inevitabilidade do handover entre as diferentes células existentes na RAN, é primordial que o sistema de gerenciamento da infraestrutura seja estendido com capacidades aprimoradas para manter a experiência do UE durante eventos de mobilidade, se beneficiando da capacidade do fatiamento para orquestrar recursos disponíveis em um ecossistema de nuvem para oferecer um serviço com conectividade contínua e de forma transparente e ágil. Diante disso, é preciso repensar as abordagens tradicionais de gerenciamento de mobilidade para que sejam capazes de dirigir seu modelo de atuação em infraestruturas definidas por CNS, na perspectiva de avançar os serviços móveis das redes 5G. Levantamento recente da literatura revelou trabalhos que promovem o gerenciamento da mobilidade em sistemas definidos por NSs, e a inexistência de mecanismos cientes e dirigidos por CNS. Ademais, os mecanismos existentes gerenciam a mobilidade de entidades associadas aos NSs considerando modelos clássicos que se baseiam em potência de sinal, por exemplo. Em sistemas definidos por CNS, os mecanismos de decisão requerem total conhecimento das instâncias CNS ativas, seus requisitos computacionais e de rede, os serviços ativos, nós consumidores de serviços, entre outros aspectos. A pesquisa desenvolvida nesta tese de doutorado pretende preencher essa lacuna e pavimentar sistemas 5G definidos por CNS a partir de uma abordagem com capacidades de controle e gerenciamento de mobilidade de forma automatizada e proativa em sistemas 5G. As principais contribuições deste trabalho englobam: (i) ampla revisão e discussão sobre mecanismos de decisão de handover orientados para a qualidade e compatíveis com os requisitos críticos impostos pelas verticais 5G em sistemas definidos por CNS; (ii) abordagem de gerenciamento e controle de mobilidade orientado por CNS de forma automatizada e proativa e capaz de manter usuários móveis de instâncias CNS sempre bem conectadas e servidas, respeitando as definições fim-a-fim e o alto nível de isolamento requerido; (iii) oferecer controle de mobilidade dirigido por conformidade de recursos da CNS e requisitos de QoS dos UEs para atuar como um gatilho para eventos de re-orquestração de rede (p. ex. balanceamento de carga por mobilidade); (iv) predição e decisão de mobilidade inteligentes para habilitar UEs (não necessariamente em trânsito) com conectividade contínua e transparente durante a seleção do melhor ponto de acesso para os serviços do CNS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1699087 - AUGUSTO JOSE VENANCIO NETO
Externo ao Programa - 3139050 - ROGER KREUTZ IMMICH
Externo à Instituição - EDMUNDO HEITOR DA SILVA MONTEIRO - UC
Notícia cadastrada em: 14/07/2021 16:45
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