Interfaces Cérebro-Computador: Estudo, Design e Desenvolvimento do Jogo AdmiralMind Battleship
Interação Humano-Computador, Headset, EEG, Movimento Imaginado, Emotiv, EPOC
Interface Cérebro-Computador (ICC) é uma área que vêm sendo estudada há décadas, mas apenas nos últimos anos atingiu um nível de maturidade suficiente para permitir o seu uso com jogos digitais. Considerando que no futuro as ICCs farão parte de sistemas interativos, é preciso estudar o seu uso, avaliar quais são seus desafios e limitações e, também, entender de forma mais apurada como adaptá-la para uso conjugado com outras formas usuais de interação humano-computador. Nesta pesquisa, investigamos apenas as ICCs não-invasivas por entendermos que esse tipo de ICC poderá ser, de fato, utilizada por usuários finais nesse “novo” paradigma de interação. Um dos grandes potenciais de uso de ICCs é no domínio de jogos digitais, onde podem aumentar a imersão e a diversão através de um controle via ondas cerebrais. Apesar disso, nos dias atuais, ainda existem grandes dificuldades no processo de design e desenvolvimento de jogos dessa natureza. Como resultados da pesquisa destacamos o extenso levantamento da área, a identificação de desafios de interação relacionados a ICCs, a identificação dos stakeholders através do referencial teórico-metodológico da Semiótica Organizacional, a confecção de um design-rationale para apoiar o processo de design de jogos dessa natureza e, ainda, o design e a implementação em C++ de um jogo de batalha naval via uma ICC híbrida baseada em movimento imaginado para uso com o headset EEG Emotic EPOC.