Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS EDUARDO CARNEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS EDUARDO CARNEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 30/06/2020
HORA: 10:00
LOCAL: GoogleMeet
TÍTULO:

Caracterização e Aplicação de Medidas Ágeis para Redução de Perdas Técnicas em Segmentos de Média e Baixa Tensão nos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica.


PALAVRAS-CHAVES:

Perdas elétricas, perdas técnicas, distribuidoras de energia elétrica, redes de média e baixa tensão.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O tema de perdas elétricas tem sido bastante discutido nos últimos anos entre as distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Essas perdas correspondem à diferença entre o montante de energia elétrica injetada na rede da distribuidora, e o montante de energia faturada. As perdas em sistemas de potência podem ser divididas em duas parcelas: uma delas é a técnica, que consiste principalmente na dissipação de energia nos diversos componentes do sistema elétrico, e a outra a não técnicas, causadas principalmente as irregularidades realizadas para registro a menor do consumo de energia. Hoje as concessionárias possuem planos bastante robustos para o combate de perdas não técnicas, pois possuem ações de fácil execução e com custos relativamente baixos. Enquanto isso, as ações para redução das perdas técnicas, por necessitarem de um maior investimento e intervenção na rede, acabam por não ser prioridade nas distribuidoras. Assim, o presente trabalho realiza um estudo que viabiliza a implantação de ações ágeis para a redução das perdas técnicas nos segmentos de média e baixa tensão do sistema elétrico de potência. Inicialmente é realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais tópicos relacionados às perdas de energia elétrica. Em seguida, o trabalho parte para uma quantificação de perdas técnicas em vários segmentos do nosso sistema de distribuição de energia, seguindo o que consta no módulo 7 dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional(PRODIST). Por último, são propostas ações que provocam a redução das perdas quantificadas no presente trabalho. Além disso, é estimado o impacto positivo em energia e receita, com a redução das perdas técnicas, comprovando a viabilidade dessas ações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO
Interno - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Interno - 1045672 - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO
Notícia cadastrada em: 22/06/2020 10:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao