Banca de DEFESA: FRANCISCA DAS CHAGAS SOARES PEREIRA

DISCENTE : FRANCISCA DAS CHAGAS SOARES PEREIRA
DATA : 31/03/2022
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/spw-ekqi-jvt

Avaliação da efetividade de serious game como recurso educacional para profissionais de um hospital amigo da criança

Educação Permanente; Tecnologia Educacional; Aleitamento Materno.

Introdução: a avaliação dos recursos educacionais possui grande importância como meio de fornecer evidências baseadas nas práticas dos profissionais e dados importantes para a avaliação da ação, afim de subsidiar a sua continuidade ou revisão, aspecto que constitui etapa fundamental do processo de educação permanente. Os Serious Games como recurso pedagógico tem ganhado destaque, uma vez que proporcionam o desenvolvimento de práticas e habilidades a partir da simulação de situações críticas que envolvem algum risco ou exigem tomada de decisão, além de possuírem características que corroboram com o perfil do discente atual. Destaca-se, nesta dissertação, uma intervenção educativa utilizando um Serious Game sobre aleitamento materno com profissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra. Objetivo: avaliar a efetividade de um Serious Game sobre aleitamento materno como recurso educacional para profissionais de um Hospital Amigo da Criança. Método: pesquisa quase experimental,do tipo grupo único, antes e depois,não randomizado, realizada em quatro etapas: 1) Construção de instrumento de pré e pós  -teste; 2) Aplicação de instrumento de pré-teste; 3) Intervenção educativa (Serious Game); 4) Avaliação de satisfação e de efetividade da intervenção. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: o instrumento de pré e pós-teste é composto por 10 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com as diretrizes do National Board of Medical Examiners (NBME) e sistematizadas segundo os conteúdos que integram o jogo. O instrumento foi desenvolvido a partir de referencial metodológico adaptado da psicometria de Pasquali. A avaliação do instrumento de pré e pós-teste ocorreu com o envio de sete formulários eletrônicos através da ferramenta Google Forms, com a aceitação de seis juízes, a partir de duas Etapas Delphi.Os juízes foram selecionados considerando a atuação profissional na assistência ou docência relacionada ao aleitamento materno. Realizadas as modificações sugeridas após a primeira etapa (Delphi1), o instrumento foi submetido à nova etapa de avaliação (Delphi2). Após a nova avaliação, todas as questões obtiveram concordância superior a 80% e CVC>0,8, sendo consideradas válidas em seu conteúdo. Quanto à avaliação dos critérios de validação de conteúdo do instrumento como um todo, após a Etapa Delphi 2, o instrumento obteve CVC total de 0,99. A intervenção educativa foi realizada com 43 profissionais de oito categorias. Além do pré e pós-teste foi aplicado um instrumento de avaliação de satisfação com o jogo. No que diz respeito a avaliação da efetividade, os resultados foram estatisticamente significativos com escores do pós-teste maiores que o do pré-teste (P< 0,05). A análise da avaliação de satisfação revelou que, dos 19 itens avaliados, apenas um referente à categoria ilustração foi avaliado como não adequado por um participante. Os demais itens tiveram uma avaliação de mais de 85% como ótimas. Conclusão: o Aleita Game é um recurso de ensino inovador na área de aleitamento materno e se apresenta como uma ferramenta educacional que acompanha a mudança paradigmática na formação em saúde. O jogo apresenta-se como uma ferramenta relevante, capaz de transmitir conhecimento através de uma mídia digital dinâmica e motivante, que favorece o raciocínio clínico e a tomada de decisão. Ele cumpre o papel de ultrapassar o mero entretenimento, sendo capaz de proporcionar o desenvolvimento de práticas, habilidades e capacidades.

Externa à Instituição - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO - UERN
Externa ao Programa - 1113790 - GIOVANNA KARINNY PEREIRA CRUZ