Banca de DEFESA: ANA GERMANA LEITE

DISCENTE : ANA GERMANA LEITE
DATA : 19/07/2021
LOCAL: Online - link: http://meet.google.com/eby-vbzp-cij

Contribuições para a construção de uma Matriz de Competências Colaborativas para a Residência Multiprofissional de uma Maternidade Escola

Competência colaborativa; Aprendizagem colaborativa; Avaliação educacional.

A interprofissionalidade apresenta-se na atualidade como fundamental para a formação de profissionais de saúde que visem o cuidado verdadeiramente integral de pacientes e o trabalho em equipe. Nesse sentido, o desenvolvimento de competências colaborativas vem para auxiliar docentes e discentes a atingirem esse objetivo. A Educação Interprofissional reconhece e respeita os pressupostos específicos de cada profissão e protege sua identidade. Ao lidar com a diferença, ela trabalha no sentido de atingir os resultados baseados em competências dentro de uma estrutura comum. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de mestrado consiste em propor elementos para a construção de uma matriz de competências colaborativas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal de uma maternidade escola. A proposta apresentada neste trabalho foi pensada na perspectiva de orientar o processo de formação e capacitação dos residentes, no tocante às competências colaborativas. Trata-se de um estudo qualitativo secundário, do tipo revisão bibliográfica e análise documental, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Natal, Rio Grande do Norte. As fontes de investigação foram o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal da referida maternidade e matrizes de competências encontradas na literatura. A realização do estudo ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu no levantamento bibliográfico acerca das competências colaborativas necessárias à formação de profissionais de saúde na leitura do PPP e de outras matrizes. A segunda etapa teve como objetivo a construção de uma proposta de   matriz que foi desenvolvida com base em quatro eixos: relacionamento interpessoal e comunicação; profissionalismo e ética; senso de responsabilidade e proatividade; abordagem centrada na pessoa, na família e na comunidade. Cada eixo apresenta as competências desejadas ao egresso da Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal da MEJC. O propósito é que a proposta aqui apresentada forneça elementos para a elaboração de instrumento de avaliação de competências colaborativas dos residentes do programa. Acredita-se que ele chega em um momento oportuno, quando o ensino na MEJC toma proporções maiores e galga um novo patamar, o da profissionalização do ensino. É o momento em que a grande maioria dos preceptores e tutores já foi capacitada para o ensino e que surge a necessidade de aprimorar processos práticos, como o da avaliação dos residentes.

Externa à Instituição - ANA CLAUDIA CAVALCANTI PEIXOTO DE VASCONCELOS - UFPB
Interno - 1258707 - ANTONIO DE LISBOA LOPES COSTA