Banca de QUALIFICAÇÃO: SAYONARA COSTA DO NASCIMENTO

DISCENTE : SAYONARA COSTA DO NASCIMENTO
DATA : 01/07/2021
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/oxr-ozes-tfk

Emprego do mapa Conceitual como ferramenta no processo ensino-aprendizagem: uma experiência com a Disciplina de Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica da UFRN

Aprendizagem significativa; Mapa conceitual; Avaliação da aprendizagem.

A aprendizagem significativa é um ponto de partida para a construção de novos métodos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto o mapa conceitual entra como uma metodologia ativa em que o aluno constrói seu conhecimento de forma dinâmica, ilustrativa, criativa e reflexiva, através de uma representação gráfica de conceitos que se relacionam entre si formando proposições. Por sua vez, essas proposições são formadas por um conceito inicial, um conceito final e um termo de ligação que expressa qual a relação conceitual existente. Nesse processo de ensino o professor é o mediador e incentivador do aluno. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos quanto às potencialidades da utilização do mapa conceitual como estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa na Disciplina de Uroginecologia e Obstetrícia do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: Os dados foram coletados dos mapas conceituais construídos pelos alunos a partir de uma escala de critérios estabelecidos, tendo como referência o estudo de Bhusnurmath et al (2017). A análise dos mapas conceituais seguiu uma escala de 20 pontos, contendo os seguintes critérios: (1) organização, (2) interconectividade, (3) clareza e compreensão, (4) precisão da informação e (5) layout. Participaram da pesquisa 21 alunos matriculados na disciplina de uroginecologia e obstetrícia, essa metodologia foi incluída como método de avaliação nessa disciplina no segundo semestre de 2020. Foram analisados os mapas de 14 alunos que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido- (TCLE). Foram aceitos 41 mapas que seguiram os critérios estabelecidos para construção dos mapas de conceitos e 20 mapas não pertenciam ao padrão de mapas conceituais. O software Cmap Tools desenvolvido e disponibilizado gratuitamente pelo Institute for Human & Machine Cognition (IHMC) foi utilizado por 100% dos alunos participantes. Uma escala de caracterização e outra de percepção foram aplicadas. Resultados: Almeja-se com esse trabalho contribuir para um desenvolvimento mais amplo cognitivo, construtivo, reflexivo, atuante e criativo, formando cidadãos independentes para formar conceitos e ampliá-los.

Presidente - 346268 - TECIA MARIA DE OLIVEIRA MARANHAO
Interna - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interna - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Externa ao Programa - 2786809 - MARIA THEREZA ALBUQUERQUE BARBOSA CABRAL MICUSSI