Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA DAS CHAGAS SOARES PEREIRA

DISCENTE : FRANCISCA DAS CHAGAS SOARES PEREIRA
DATA : 08/07/2021
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/ruy-ytwu-xyk

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE SERIOUS GAME COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA ENFERMEIROS PRECEPTORES

Preceptoria; Tecnologia Educacional; Aleitamento Materno.

Introdução: A avaliação das estratégias educacionais possui grande importância como meio de fornecer evidências baseadas nas práticas dos profissionais e dados importantes para a avaliação da ação, a fim de subsidiar a sua continuidade ou revisão, aspecto que constitui etapa fundamental do processo de educação permanente. Nesse contexto, o uso de Serious Games como estratégia pedagógica tem ganhado destaque, uma vez que ultrapassam o simples entretenimento e proporcionam o desenvolvimento de práticas e habilidades a partir da simulação de situações críticas que envolvem algum risco ou exigem tomada de decisão, além de possuírem características que corroboram com o perfil do discente atual. Destaca-se, nesta dissertação, uma intervenção educativa utilizando um Serious Game sobre aleitamento materno com os Enfermeiros preceptores da Residência Multiprofissional em Atenção Materno Infantil do Hospital Universitário Ana Bezerra. Objetivo: Objetiva-se, assim, avaliar a efetividade de um Serious Game sobre aleitamento materno como estratégia educacional com Enfermeiros preceptores da Residência Multiprofissional em Atenção Materno Infantil de um Hospital Amigo da Criança. Método: Trata-se de uma pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, não randomizado, a ser realizada em quatro etapas: 1) Construção de instrumento de pré e pós teste; 2) Aplicação de instrumento de pré teste; 3) Intervenção educativa (Serious Game); 4) Avaliação de satisfação e de efetividade da intervenção. O instrumento de pré e pós-teste é composto por 10 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com as diretrizes do National Board of Medical Examiners (NBME) e sistematizadas segundo os conteúdos que integram a jogo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da UFRN, com número de CAAE: 40424520.7.0000.5292 e número do Parecer: 4.462.449/2020.Resultados: O instrumento foi desenvolvido a partir de referencial metodológico adaptado da psicometria de Pasquali. A avaliação do instrumento de pré e pós teste ocorreu com o envio de sete formulários eletrônicos através da ferramenta Google Forms, com a aceitação de seis juízes, a partir de duas Etapas Delphi.  Os juízes foram selecionados considerando a atuação profissional na assistência ou docência relacionada ao aleitamento materno. Realizadas as modificações sugeridas após a primeira etapa (Delphi 1), o instrumento foi submetido à nova etapa de avaliação (Delphi 2). Após a nova avaliação, todas as questões obtiveram concordância superior a 80% e CVC>0,8, sendo consideradas válidas em seu conteúdo. Quanto à avaliação dos critérios de validação de conteúdo do instrumento como um todo, após a Etapa Delphi 2 o instrumento obteve CVC total de 0,99. O instrumento será aplicado com 73 enfermeiros que atuam na preceptoria da residência Multiprofissional antes e após o manuseio do Serious Game. Conclusão: Espera-se, assim, contribuir para o fortalecimento do ensino a fim de qualificar a assistência materno infantil e melhorar os indicadores institucionais.

Interna - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
Externa à Instituição - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO - UERN
Externa à Instituição - LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS - EBSERH
Presidente - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR