Banca de DEFESA: BRUNO THIEME LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO THIEME LIMA
DATA : 06/12/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Sala RUTE do HUOL/UFRN
TÍTULO:

Avaliação do aprendizado de procedimentos cirúrgicos no programa de residência de otorrinolaringologia do Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN, com o instrumento de ‘avaliação baseado em procedimento’ (Procedure Based Assessment)


PALAVRAS-CHAVES:

Otorrinolaringologia; Educação baseada em competências; Residência Médica; Avaliação de desempenho profissional; Educação Médica.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, baseada no ensino em serviço. Questões éticas, médico-legais, bem como mudanças na prática da medicina atual, levam a exigências de melhorias no processo de treinamento e avaliação na residência. Foi realizado um projeto para adaptação e introdução de um instrumento de avaliação objetiva da prática cirúrgica, no serviço de otorrinolaringologia do Hospital Onofre Lopes (HUOL). O instrumento escolhido foi a ‘avaliação baseada no procedimento’(Procedure based assessment - PBA), utilizado em programas de residência do Reino Unido. O intuito dessa avaliação é propiciar uma padronização e melhorias no processo de ensino-aprendizagem de cirurgias realizadas nessa área, permitir a avaliação da progressão dos residentes e também a identificação e correção de fragilidades nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado com todos residentes de otorrinolaringologia no HUOL. O projeto foi realizado em três etapas, a primeira consistindo na tradução e adaptação do instrumento. A segunda na aplicação do instrumento de avaliação e análise dos dados coletados. A terceira na aplicação de um questionário para a avaliação da experiência dos residentes com a utilização desse instrumento. Foram aplicados 18 PBAs no período de avaliação. Foi possível constatar em que grau de competência os alunos se encontravam durante o treinamento. O instrumento se demonstrou útil para enfatizar os pontos desenvolvidos e as dificuldades a serem superadas no treinamento cirúrgico. O instrumento teve boa aceitação e demonstrou ser uma ferramenta útil na melhoria do processo de treinamento cirúrgico no nosso serviço de residência de otorrinolaringologia no SUS.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EKTOR TSUNEO ONISHI - UNIFESP
Presidente - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Externa ao Programa - 1350334 - LUCIANA FONTES SILVA DA CUNHA LIMA
Notícia cadastrada em: 25/11/2019 14:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao