Banca de DEFESA: LUCIANA CARLA MARTINS DE AQUINO PIMENTEL

DISCENTE : LUCIANA CARLA MARTINS DE AQUINO PIMENTEL
DATA : 27/08/2019
LOCAL: Sala 01, no 2º andar do Prédio da Faculdade de Farmácia.

COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS RELACIONAIS

Educação Médica; Comunicação más notícias; Relação médico-paciente.

A comunicação é um ato inerente ao ser humano que envolve o compartilhamento e a compreensão de mensagens enviadas e recebidas entre dois ou mais indivíduos, é uma habilidade clínica fundamental ao desenvolvimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Sabe-se que a boa comunicação contribui para a adesão do paciente à proposta terapêutica, como também pode minimizar sofrimentos advindos da sua condição de saúde, através do apoio emocional dispensado. Assim, comunicar más notícias é uma das tarefas mais difíceis do médico, pela necessidade de responder às emoções do paciente de forma empática e continente, exigindo habilidades relacionais, que precisam ser ensinadas no processo de formação profissional. Apesar disso, os estudantes ainda têm pouca oportunidade, dentro do currículo formal, de vivenciar situações de comunicar más notícias. Diante disso, alguns projetos de extensão tentam suprir essa lacuna na formação médica. Na UFRN o projeto de extensão Dying: a human thing se propõe ao ensino de comunicação de más notícias, como também refletir sobre a morte e o morrer dentro da formação médica. Este projeto ocorre semestralmente com participação de 20 estudantes de medicina que são selecionados através de processo seletivo. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos participantes do projeto de extensão Dying acerca da influência desse projeto no desenvolvimento de habilidades de comunicação. A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. Durante o semestre de 2018.2 participaram 20 estudantes do 2º ao 4º período de medicina. Aconteceram 5 encontros, com discussões teórico-práticas. Ao final do processo, 8 alunos participaram do Grupo Focal (GF), a fim de analisar o projeto, destacando as suas potencialidades e/ou fragilidades. As falas foram transcritas e analisadas por meio da temática categorial proposta por Bardin. Após a análise do material, emergiram três categorias: (1) motivação/interesse pelo projeto Dying, (2) momentos interessantes /relevantes do projeto e (3) auto avaliação do aprendizado. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação dos estudantes de medicina, como também para uma maior aproximação da temática da morte, tema pouco explorado durante a formação médica. Assim, a participação neste projeto, possibilitou aos estudantes, uma maior aproximação aos aspectos humanísticos da formação médica, tão importante para a construção de uma relação médico-paciente satisfatória.

Externo à Instituição - FRANCISCO EDILSON LEITE PINTO JUNIOR - UnP
Interna - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Presidente - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 16/08/2019 08:55