Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA ROCHA DE MEDEIROS MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTINA ROCHA DE MEDEIROS MIRANDA
DATA : 30/05/2019
HORA: 07:30
LOCAL: Auditório mariano Coelho- 4º subsolo do HUOL
TÍTULO:

Modelo guia do exame físico mamáreo, para estudantes de medicina, no laboratório de habilidades clínicas da UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino na saúde; guia de exame físico mamáreo; aula prática.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O objetivo do presente trabalho foi sistematizar um “Modelo Guia do Exame Físico Mamário no Laboratório de Habilidades Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte” para a disciplina de Oncologia (MIC0064) ofertada aos alunos do Curso de Medicina da UFRN. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, sob número CAAE95004318.7.00005292. O público-alvo constituiu-se de 41 alunos matriculados no componente curricular e durante a disciplina foram realizadas as seguintes etapas: (1) Recepção dos alunos e aplicação do TCLE; (2) Aplicação do questionário diagnóstico; (3) Orientação teórico e prática sistematizada e interativa de como realizar o exame físico; (4) Orientação prática para a realização do exame mamário no manequim; (5) Aplicação do questionário avaliativo após a realização da aula; (6) Discussão e avaliação da atividade com os alunos; (7) Avaliação dos questionários e (8) Análise dos resultados. A nota média da avaliação do questionário pré-intervenção foi de 4,1 (± 2,06), sendo a menor nota igual a zero e a maior nota 8 Após a aula, a nota média foi de 8,71 (± 1,3), sendo a menor nota 6 e a maior 10. Foi identificada diferença entre as médias de 4,6 pontos (T teste; p<0,0001). Considerando-se os critérios de avaliação, constatou-se que a palpação da mama foi o procedimento mais realizado entre os estudantes (87,8%), enquanto a conversa com o paciente (9,8%) e a inspeção dinâmica (4,9%) foram os itens menos realizados. Por outro lado, após a aula todos os alunos descreveram a palpação da mama e a inspeção estática e dinâmica como procedimentos do exame. Enquanto isso, a conversa com o paciente continuou sendo o item menos realizado, porém com aumento de 9,8% para 42,7% em relação à avaliação pré-intervenção. Conclui-se que a sistematização de um guia para o exame físico mamário, aplicado no Laboratório de Habilidades Clínicas, durante a disciplina Oncologia possibilitou um melhor desempenho dos alunos na realização prática desse exame, sendo uma ferramenta teórico-prática possível de ser desenvolvida e replicada nas demais áreas da saúde que realizam o exame físico mamário


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externa ao Programa - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA
Notícia cadastrada em: 17/05/2019 11:31
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