Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE HENRIQUE BEZERRA GOMES

DISCENTE : ALEXANDRE HENRIQUE BEZERRA GOMES
DATA : 19/11/2018
LOCAL: HUOL

Implementação da avaliação por competência da oftalmologia no curriculo médico generalista

oftalmologia

educação

atualmente no oitavo período do curso de medicina, configura-se de forma peculiar por se tratar de uma abordagem eminentemente prática e representar o encontro do estudante com uma especialidade pouco abordada durante os períodos anteriores devido à sua especificidade. Sendo assim, a monitoria na disciplina de Oftalmologia surge como uma forma de otimizar o aprendizado dessa área do conhecimento médico, além de facilitar o contato entre os acadêmicos, a equipe docente e a do serviço do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Nesse contexto, pretende-se, com o projeto de monitoria, estimular o aluno que desenvolva a atividade de monitor quanto às habilidades da docência e promover a interdisciplinaridade no desenvolvimento de competências dos estudantes do curso de medicina. Selecionados por meio de um processo seletivo, os monitores receberão treinamento prático e teórico para sedimentar e aperfeiçoar as habilidades que serão desenvolvidas em diferentes cenários: oficinas de capacitação em habilidades práticas utilizando o Laboratório de Habilidades; sessões de casos clínicos; áreas verdes para o esclarecimento de dúvidas; auxílio na organização do OSCE (Objective Strutured Clinical Examination). Por fim, espera-se também a elaboração de um manual sobre o exame clínico oftalmológico, assim como um guia prático sobre as principais doenças oftalmológicas com enfoque na atenção básica.

Presidente - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Interno - 2171406 - ELAINE LIRA MEDEIROS