Banca de QUALIFICAÇÃO: BARNORA THERESA DANTAS

DISCENTE : BARNORA THERESA DANTAS
DATA : 17/08/2018
LOCAL: quarto subsolo do HUOL

A ESTRATÉGIA TOSCE (TEAM OBJECTIVE STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION) NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO EM EQUIPE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE.

Trabalho em equipe, Residência, Competência Profissional, Equipe de Assistência ao Paciente, Urgência e emergência.

Objetivo: Analisar a estratégia de avaliação TOSCE (Team Objective Structured Clinical Examination) no desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe entre alunos de uma Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e identificar a percepção dos profissionais da saúde envolvidos no cuidado ao paciente cardiológico que necessita de intervenção cirúrgica sobre a atuação interprofissional e em equipe no Hospital Universitário Onofre Lopes. Metodologia: pesquisa quase-experimental, de abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo residentes multiprofissionais de um hospital universitário nos anos de 2017 e 2018. Os resultados do estudo mostram a importância de práticas que envolvam equipes multiprofissionais com desenvolvimento de competências no trabalho em equipe. A maioria dos alunos concorda ou concorda totalmente, que a habilidade de comunicação (93,3%), o trabalho em equipe (96,6%) e as relações profissionais (100%) são aprimorados quando desenvolvidos entre outros profissionais de saúde. Quando questionados sobre a preferência de uma formação uniprofissional, 96,7% dos alunos avaliaram como discordo ou discordo totalmente. Por outro lado, fica evidenciado, que a o processo dessa formação na residência multiprofissional ainda requer fortalecimento das relações entre as diferentes profissões, visto que 85,7% concordam ou concordam totalmente com o conforto para o trabalho uniprofissional. Considerações finais: O método avaliativo TOSCE, juntamente com os métodos de desenvolvimento das competências, foi considerado efetivo quando avaliados os resultados das análises estatísticas dos dados. Estes apresentaram melhorias significativas entre as práticas 01 e 02, fortalecendo as vantagens de desenvolvimento de metodologias ativas de ensino/aprendizagem e avaliação formativa.

Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interno - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 07/08/2018 11:10