Banca de QUALIFICAÇÃO: MONALISA SOARES MARANHAO DE FREITAS MEDEIROS

DISCENTE : MONALISA SOARES MARANHAO DE FREITAS MEDEIROS
DATA : 20/03/2018
LOCAL: Auditório Iaperi (2º andar do prédio da Tocoginecologia)

A integração entre as residências médicas e multiprofissional em uma maternidade escola

Formação em saúde; educação interprofissional; trabalho em equipe; integralidade no cuidado.

A partir da compreensão ampliada do conceito de saúde, várias estratégias estão sendo implementadas tanto na formação, quanto na prática dos profissionais de saúde. Surge então o ensino interprofissional em saúde (EIP), considerado uma estratégia inovadora capaz de preparar alunos e profissionais para desenvolver práticas colaborativas com vistas a garantir a integralidade da atenção à saúde. Porém, ainda há muitos desafios a serem vencidos, que vão desde questões curriculares, até novas interações de trabalho, troca de experiências e saberes, respeito às adversidades e, principalmente, no que se refere à maior integração com a equipe médica. Nesse sentindo, o objetivo desse estudo é compreender a percepção dos residentes sobre o trabalho interprofissional entre as residências médica e multiprofissional em uma maternidade escola. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. O projeto teve aprovação do CEP-UFRN. Os participantes da pesquisa foram 20 residentes médicos e multiprofissionais que atuam há, pelo menos, 6 meses em um hospital escola, sendo esse o critério de inclusão. A coleta de dados foi realizada de dezembro de 2016 a janeiro de 2017. Para caracterização da população do estudo, foi utilizada uma ficha de identificação. Para o cumprimento dos objetivos do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, mediante um roteiro previamente construído. As entrevistas foram transcritas, organizadas e codificadas na perspectiva de agrupar os relatos que apresentam similaridades entre opiniões e percepções, e foram analisadas por meio da temática categorial proposta por Bardin. Após a análise do material, emergiram quatro categorias: conceito sobre trabalho interprofissional, abordagem interprofissional entre as residências médicas e multiprofissional, contribuições do trabalho interprofissional e desafios para a prática interprofissional. Os resultados sugerem que ocorrem experiências interprofissionais entre residentes médicos e multiprofissionais no local do estudo, porém estas ainda se desenvolvem de forma pontual e insatisfatória. Dessa forma, há desafios a serem superados para que a prática colaborativa se efetive entre eles e as residências sejam capazes de qualificar profissionais de saúde capazes de atuar de forma interprofissional, com vistas ao cuidado integral à saúde das pessoas, das famílias e da comunidade.

Externo ao Programa - 3474916 - JOSE JAILSON DE ALMEIDA JUNIOR
Interno - 866.325.153-04 - MARCELO VIANA DA COSTA - UERN
Presidente - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 09/03/2018 16:13