Banca de QUALIFICAÇÃO: REDIANNE MEDEIROS DA FONSÊCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REDIANNE MEDEIROS DA FONSÊCA
DATA : 18/12/2017
HORA: 16:00
LOCAL: HUOL
TÍTULO:

EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E MEDICINA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Superior; Educação Baseada em Competências; Relações Interprofissionais.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Mudanças importantes na realidade de vida e saúde das pessoas impõe aos serviços de saúde o desafio de compreender e intervir de forma eficaz e resolutiva sobre as muitas necessidades de saúde, implicando na adoção de uma nova lógica de atenção à saúde. O enfrentamento dessa problemática implica também na mudança nos perfis dos profissionais de saúde para que sejam capazes de responder as demandas complexas e dinâmicas dessas necessidades de saúde. Frente a esses desafios a Educação Interprofissional - EIP vem sendo amplamente discutida como importante estratégia para transformar o contexto atual de formação, no sentido de formar profissionais mais aptos ao trabalho em equipe, no atendimento dessas necessidades. A pesquisa tem como objetivos: elaborar um plano de educação interprofissional em saúde para o desenvolvimento de competências colaborativas em saúde na formação em Enfermagem e Medicina; realizar oficinas para discussão das competências colaborativas necessárias ao trabalho em saúde; elaborar uma matriz de competências colaborativas a ser adotada nas iniciativas de educação interprofissional em saúde na formação em enfermagem e medicina e discutir propostas pedagógicas que sustentem a adoção de ações interprofissionais para a formação de competências colaborativas em saúde. Estudo de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação, de caráter exploratório. A pesquisa teve como sujeitos docentes do curso de Medicina da UFRN e de Enfermagem da UERN, ambas em Caicó. Foi realizada em duas etapas: oficina para discussão e construção das competências colaborativas, através da construção de painéis e discussão e elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem e avaliação das competências colaborativas. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico e sintetizados em uma matriz de competências colaborativas e estratégias metodológicas e de avaliação, considerando os cenários dos dois cursos. Observou-se que os profissionais e os docentes reconhecem a existência da fragmentação na assistência em saúde, a dificuldade do trabalho em equipe, o isolamento na formação profissional, e a necessidade de repensar a interação ensino e serviço. Apesar disso, identificou-se que a temática de educação interprofissional e práticas colaborativas é ainda pouco conhecida e discutida, tanto no âmbito acadêmico quanto na prática profissional, apresentando dificuldade na definição e diferenciação conceitual de EIP e práticas colaborativas. Apesar das Diretrizes Curriculares tanto do curso de Medicina, quanto do Curso de enfermagem, trazerem a necessidade de uma formação baseada em competências, percebeu-se uma dificuldade na estruturação dos painéis de competências colaborativas, relacionada tanto ao que seriam competências, quanto à sistematização das competências necessárias na formação das práticas colaborativas. Estimular o desenvolvimento da educação interprofissional e o desenvolvimento de práticas colaborativas na formação de enfermagem e medicina se configura como ação estratégica para a mudança do modelo de atenção à saúde e para a melhoria da qualidade da atenção. A adoção de um plano de educação interprofissional nos dois cursos constitui importante instrumento norteador para a prática docente nas duas instituições de ensino na efetivação de uma formação na perspectiva da educação interprofissional e das práticas colaborativas, com resultados positivos ao processo de construção e consolidação do Sistema único de Saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 866.325.153-04 - MARCELO VIANA DA COSTA - UERN
Interno - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Interno - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Notícia cadastrada em: 06/12/2017 09:41
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