Banca de QUALIFICAÇÃO: NUBIA MARIA LIMA DE SOUSA

DISCENTE : NUBIA MARIA LIMA DE SOUSA
DATA : 21/09/2017
LOCAL: sala de aula do departamento de tocoginecologia

Conhecimento de preceptores da residência multiprofissional em saúde sobre metodologias de ensino

preceptoria,

capacitação em serviço, aprendizagem

O processo ensino-aprendizagem tem sido caracterizado de diferentes formas, que vão desde o destaque no papel do professor como transmissor de conhecimento até as concepções atuais que enfatizam os discentes e docentes como sujeitos ativo do processo. Atualmente a formação profissional ainda recebe influência do modelo antigo, voltada para a transmissão do conhecimento, porém novas perspectivas surgem entre elas o ensino interprofissional em saúde (EIP), considerado como modelo de educação que prioriza o trabalho em equipe. Nesta perspectiva surgiu o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), compreendida como dispositivo de educação permanente, com o objetivo de transformação das práticas profissionais em saúde, com a articulação entre ensino e serviço, com base nos princípios da integralidade do cuidado e conduzido por ações interdisciplinares. Assim, muitos profissionais do serviço foram inseridos como preceptores e a preceptoria em saúde tornou-se uma pratica pedagógica realizada no local de trabalho e conduzida por profissionais da assistência. No entanto, parte desses preceptores não teve informação em educação para atuar nesta função e encontram dificuldades em adotar estratégias de ensino-aprendizagem, que aproximem o conhecimento científico à realidade prática e forma profissionais atuantes, como agente transformador nos diversos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com base nisso, o presente estudo objetivou analisar o conhecimento das metodologias de ensino por preceptores no processo ensino/aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem qualitativa. Foi composto por 50 preceptores, que atuam a mais de um ano na residência multiprofissional em saúde de um Hospital Escola, sendo esse o critério de inclusão. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2016. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para caracterização dos sujeitos do estudo e a aplicação da técnica de associação livre de palavras. Os dados foram analisados pelo software Ensemble de Programmes Permettant L’Analyse des Evocations (EVOC) versão 2000 e discutido com base no referencial Teórico da Teoria do Núcleo Central. O projeto teve aprovação do CEP-UFRN, nº CAAE 57891316.0.00005292. Os resultados foram divididos em três unidades temáticas: conhecimento dos preceptores sobre estratégias de ensino, conhecimento dos preceptores sobre metodologia tradicional e conhecimento dos preceptores sobre metodologias ativa. Para efeito da qualificação será apresentado a unidade temática I, no qual foi encontrado como núcleo central a "categoria definição" que revela as significações dos preceptores sobre as estratégias de ensino, revelando com menor ordem média de evocação e frequência elevada as palavras quais sejam: métodos de ensino, dinâmicas, aulas as quais favorece o aprendizado e construção coletiva. Como elementos intermediários surgiram as categorias: "uso teórico-pratico", "aprofundamento do conteúdo" e "resultado da utilização". Os sujeitos determinantes para essa unidade foram aqueles que estão com tempo de preceptoria superior a três anos 19 (38%) e igual percentual para aqueles com formação stricto sensus. Os dados sugerem que os preceptores compreendem as estratégias de ensino como fundamentais para o ensino-aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde e delas se apropriam para melhorar seu desempenho na  preceptoria.

Presidente - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
Interno - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Externo ao Programa - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA
Notícia cadastrada em: 11/09/2017 15:06