Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE WILAMY COSME RABELO

DISCENTE : JOSE WILAMY COSME RABELO
DATA : 25/11/2016
LOCAL: ESCOLA MULTICAMPI de Ciências Médicas - EMCM - UFRN

Emprego de Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem de Medicina Laboratorial: Percepção dos estudantes.

Medicina laboratorial; Metodologias ativas; Ensino-Aprendizagem

Introdução: A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN) foi criada em 2013 com a implantação do curso de Medicina com campus no interior, no município de Caicó. O Projeto Político Pedagógico (PPP) da EMCM segue o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina ao adotar metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno, tendo o professor como facilitador deste processo. A integração entre os conteúdos sob uma ótica contextualizada leva a melhor compreensão para uma aplicação imediata dos saberes. Os conteúdos de Medicina Laboratorial (ML) estão presentes em diversos segmentos do currículo do curso, sendo a disciplina ML, uma optativa que visa incrementar as habilidades de solicitação/interpretação de dados laboratoriais, considerando o custo-benefício.Objetivos: Caracterizar a percepção dos estudantes sobre a utilização de metodologia ativa de ensino-aprendizagem na disciplina de ML.Metodologia: Ao final da disciplina, foi aplicado um instrumento para avaliar o grau de concordância dos estudantes sobre a efetividade do emprego de metodologia ativa na disciplina de ML. Utilizando a escala Likert, foram calculadas as médias e desvios padrões (DP) das respostas.Resultados e Discussão: Contando com a participação de 25 estudantes, foram analisadas as respostas sobre as temáticas: 1-Cumprimento dos objetivos da disciplina; 2-Organização lógica e gradativa do conteúdo; 3-Integração dos conhecimentos; 4-Contextualização; 5-Realidade prática; 6-Favorecer desenvolvimento raciocínio; 7-Aplicabilidade; 8-Dinâmica; 9-Consonância com PPP; 10-Satisfação. As médias variaram de 4,4 a 4,8 (de 0,0-5,0), com maior DP em ±0,77. A concentração das médias próxima ao limite superior da escala sugere positiva percepção dos alunos frente à metodologia utilizada. Podendo esta, levar a uma motivação intrínseca pelo aprendizado e, consequentemente, facilitando seu processo.Conclusão: A partir da percepção dos estudantes, é possível concluir que o emprego de metodologias ativas na disciplina ML favorece o processo de ensino-aprendizagem.

Presidente - 2072824 - MARCELO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2245637 - MICHELLINE DO VALE MACIEL