Banca de DEFESA: EDNA MARTA MENDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNA MARTA MENDES DA SILVA
DATA: 24/04/2015
HORA: 14:00
LOCAL: HUOL
TÍTULO:

PRECEPTORIA EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE: VIABILIZANDO MEIOS PARA UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM HOSPITAL PÚBLICO EM NATAL


PALAVRAS-CHAVES:

Preceptoria; capacitação; profissional de saúde; educação à distância.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica, que ocorre no ambiente de trabalho, conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não, onde a grande maioria desses atua de forma intuitiva, reproduzindo sua própria formação, confundindo transmissão de informação com ensino. Estes preceptores muitas vezes não dominam os saberes pedagógicos, necessários à organização de ações formativas, tais como os diversos processos de ensino-aprendizagem e as diferentes modalidades de avaliação. A preceptoria é primordial no processo de formação dos discentes da área da saúde, sendo por ocasião dos estágios supervisionados que o processo de ensino-aprendizagem fundamenta-se na experiência prática com a participação em situações reais de vida e de trabalho profissional. Este estudo teve como objetivo construir e realizar um curso de capacitação pedagógica à distância para profissionais de saúde que exercem funções de preceptoria em instituições públicas de saúde. Foi realizado um estudo do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com o desenvolvimento de produto. Através de instrumento de pesquisa, foram avaliados 162 profissionais de saúde que desenvolviam a preceptoria, o que tornou possível traçar o perfil do preceptor e identificar as necessidades pedagógicas relacionadas ao processo educacional, o que fundamentou a construção do conteúdo programático do curso. Dos preceptores pesquisados, identificamos que 69% pertenciam ao sexo feminino, a faixa etária predominante foi entre 51 e 59 anos (29%), e a maioria eram enfermeiros (38%), seguida da categoria médica (29%), 80% tem pelo menos uma pós-graduação, e apenas 25% receberam algum tipo de capacitação para exercer a preceptoria. O curso foi disponibilizado na modalidade à distância através da plataforma Moodle propiciando uma capacitação pedagógica para o desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da preceptoria. Investir em qualificação do preceptor, partindo dos preceitos da Educação Permanente, proporcionará uma maior apropriação dos saberes para o ensino e consequente conscientização do seu papel de educador no âmbito do trabalho visando à melhora do processo de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Externo ao Programa - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Externo à Instituição - JULIANA BALBINOT REIS GIRONDI - UFSC
Externo à Instituição - LUCIARA FABIANE SEBO - UFSC
Notícia cadastrada em: 19/04/2015 19:10
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