“CONCERTO NEGRO PARA TROMPETE E ORQUESTRA” DE GILSON SANTOS: Relato de experiência e processo de redução para trompete e piano, com percussão ad libitum
Gilson Santos; Regência; Redução para piano; Música afro brasileira; Ritmo aditiv; Concerto Negro para Trompete e Orquestra.
A presente pesquisa tem como objetivo destacar o processo interpretativo do autor no âmbito da preparação da premiére do Concerto Negro para Trompete e Orquestra de Gilson Santos, inserido em um contexto de regência de uma orquestra acadêmica, a Filarmônica UFRN. Reconhecendo a obra como significativo exemplo de música sinfônica brasileira contemporânea, o autor primeiro destacará os aspectos musicais que atribuem ao concerto em questão o caráter ‘negro’, com ritmos típicos da cultura afro-brasileira. Em seguida, será narrado um relato de experiência pontuando questões importantes acerca não somente da análise de um texto musical até então carente de gravações de referência, como também de técnicas de preparação dessa partitura para fins de performance e detalhes sobre os ensaios e as apresentações de estreia que ocorreram entre setembro e outubro de 2023. Por fim, será apresentada uma nova versão reduzida da obra orquestral para o contexto de menor configuração, qual seja: trompete, piano e percussão ad libitum, concomitantemente falaremos dos critérios que seguimos para encontrar uma solução capaz de aumentar a viabilização da obra, além de adaptar satisfatoriamente o contexto orquestral à nova linguagem do piano, destaca-se que tal redução aqui apresentada recebeu aprovação do próprio compositor Gilson Santos.