PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: EDSON ZEFERINO MENEZES

DISCENTE : EDSON ZEFERINO MENEZES
DATA : 13/06/2023

UM ESTUDO DO APRENDIZADO MOTOR DO TROMPISTA: RELAÇÃO ENTRE TREINAMENTO E SONO

Trompistas; Performance Musical; Aprendizado Motor Musical; Sono.

Apesar do talento inato, a proficiência musical depende de treinamento específico. Para a maioria dos músicos, a percepção auditiva, a habilidade motora instrumental e a cognição musical só se desenvolve após significativo investimento de tempo, além do esforço físico e mental. Acredita-se que esse investimento resulte em modificações de circuitos neurais associados ao aprendizado musical. Estudos recentes sugerem que o sono é fundamental para a consolidação de novos aprendizados. Entretanto, nenhum estudo avaliou a relevância do sono na formação de uma memória implícita, por exemplo, associada a execução de um instrumento musical. Assim, esta pesquisa busca avaliar a contribuição do sono para o aprendizado musical, neste caso a trompa, em dois momentos distintos. Primeiramente, utilizaremos um protocolo de treinamento técnico-interpretativo específico para trompistas. Os exercícios serão executados por dois grupos de voluntários, um que realizará o treinamento musical antes de dormir (sono noturno) e outro que o fará no período da manhã (após despertar). A performance musical será quantificada ao longo de três semanas de treinamento, sendo prevista para o estudo uma duração de aproximadamente 15 minutos por dia, avaliando os seguintes atributos: Sonoridade, Afinação, Articulação, Digitação e Ritmo. A metodologia desta pesquisa configura-se pela realização das seguintes etapas: (1) revisão de literatura que relaciona música e neurociências, o treino musical e o sono consolidaram-se como a primeira etapa metodológica; (2) composição de exercícios específicos para estudar e analisar os processos técnicos dos trompistas durante o treino musical e relacioná-los as diferentes respostas do instrumentista; (3) coleta de dados por meio da utilização do aplicativo ASR Recorder de aquisição de áudio no formato Waveform Audio File Format (WAV); e (4) análise dos dados obtidos. Acreditamos que a presente pesquisa contribuirá para a compreensão da importância do sono para o aprendizado musical. Esperamos que nossos resultados possam contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre as metodologias do treino musical, com vantagens para a performance musical, bem como enriquecer o campo interdisciplinar entre música e neurociências.

Presidente - 1627429 - RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
Externo à Instituição - RINALDO DE MELO FONSECA