PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVAN PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : GILVAN PEREIRA DA SILVA
DATA : 01/06/2023
LOCAL: Videoconferência

Preparação para a Performance de uma Obra Escrita para Sexteto: suíte para tuba do compositor Marcelo Vilor

Sexteto Potiguar. Marcelo Vilor. Interpretação coletiva. Instrumentos de Metais. Interpretação Musical. Música Brasileira.

O presente trabalho de pesquisa tem como foco principal apresentar a preparação interpretativa da obra “Suíte para Tuba” do compositor paraibano Marcelo de Araújo Vilor que foi escrita especialmente para a realização desse mestrado. Ela foi estruturada a partir de ritmos e gêneros musicais brasileiros que permeiam o universo composicional desse músico que vem se destacando no nosso cenário musical através de sua escrita para os instrumentos de metais. Estamos expondo aqui, uma forma de interpretação coletiva a partir do trabalho musical do Sexteto Potiguar quinteto de metais acrescido de percussão que é um grupo permanente da Escola de Música da UFRN. Esse trabalho interpretativo tem como ponto de partida o estudo individual dos instrumentistas do grupo, mostrando um pouco de sua preparação técnica diária, que irá incidir de maneira bastante efetiva no resultado final de sua performance. Partindo do estudo pessoal individualizado, o conjunto prossegue através de seus ensaios, promovendo discussões bastante democráticas, onde trabalha trechos considerados difíceis dentro da peça. Em seguida, os músicos do grupo escolhem a melhor maneira de interpretá-los, sempre de acordo com a sua visão e experiência. Esses procedimentos que são realizados de maneira sistemática e partem do individual para o coletivo, revelam a identidade sonora do grupo que vem se destacando há bastante tempo através do seu trabalho interpretativo de gêneros musicais brasileiros, notadamente os nordestinos. Esta dissertação conta ainda com uma parte histórica que aborda questões relativas aos instrumentos de metais, mostrando um pouco de sua performance desde a idade média, até o século XIX, quando se deu a invenção da tuba, dos pistons e rotores, acontecimentos que modificaram para sempre o contexto e as possibilidades técnicas que envolvem esses instrumentos. Também abordamos assuntos referentes ao surgimento da formação “quinteto de metais”, mostrando alguns grupos nacionais e internacionais que a partir dessa configuração tornaram-se famosos e deixaram uma grande contribuição para a nossa área. Além disso, consideramos importante tecer informações mais detalhadas sobre o compositor Marcelo Vilor e o Sexteto Potiguar, mostrando um pouco de suas histórias através de seus percursos dentro do ambiente musical, pois eles já se destacam através de uma parceria estabelecida e consolidada há bastante tempo. Dessa forma, deixamos como produto final desta pesquisa além da própria dissertação, uma gravação da obra, que se configura como o resultado sonoro deste trabalho, que pretende transmitir para os leitores a identidade musical do Sexteto Potiguar.

Interno - ***.525.104-** - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA - UFPB
Externo à Instituição - MARCOS ARAGAO FONTOURA
Presidente - 1169086 - RANILSON BEZERRA DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 09:45