Oi abre a roda tindô lelê: o que contam as crianças sobre as aulas de música na escola regular em tempos de pandemia
Educação musical, Narrativas infantis, pesquisa (auto)biográfica
Este trabalho, tem como objetivo Investigar como crianças de uma escola pública de educação da infância de Parnamirim/RN narram suas vivências com o ensino de música durante a pandemia de Covid-19, atribuindo sentido a essas experiências. Ressalta as possíveis contribuições que o protagonismo na infância pode trazer para a formação dos currículos, práticas e atuação profissional. A investigação tomou as narrativas infantis acerca das experiências com a aula de música na escola a partir da perspectiva (auto)biográfica, como instrumento de pesquisa, objeto de estudo e formação. Por considerar a reflexividade das crianças com as aulas de música na escola regular utilizamos como instrumento de coleta de dados a Roda de Conversa, acredita-se que tal abordagem se apresenta como um caminho adequado para aprender sobre as experiências com as aulas de música no cenário pandêmico. Apresentamos de modo parcial o processo de ressignificação das crianças com a aula de música, com a escola e com a pandemia. Espera-se fomentar com esse estudo um importante campo de pesquisa e de formação para área de educação musical.