PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: RADAN SOARES DA COSTA

DISCENTE : RADAN SOARES DA COSTA
DATA : 31/05/2021

ABORDAGENS ANALÍTICAS E TÉCNICO-INTERPRETATIVAS NA SONATA PARA TROMPETE E PIANO DE CLAUDIO SANTORO

CLÁUDIO SANTORO, SONATA PARA TROMPETE E PIANO, ANÁLISE PARA PERFOMANCE, INTERPRETAÇÃO MUSICAL.

Neste trabalho são apresentados procedimentos analíticos que visam auxiliar o intérprete, fornecendo-lhe possibilidades de resolução acerca de questões interpretativas encontradas durante o processo de preparação da Sonata Para Trompete e Piano de Claudio Santoro, bem como, a ‘tradução’ dos elementos explícitos e implícitos na partitura que se revelam através dos signos, a saber: articulações, dinâmicas, andamentos e fraseados. Inicialmente foi realizado um levantamento de obras e uma revisão bibliográfica referentes ao uso da análise voltada à interpretação. Seguindo o procedimento da pesquisa escolhemos o processo de aplicação do roteiro de análise elaborado por John Rink apresentado no trabalho Analysis and (or?) Performance, como também, o conceito descrito no trabalho de Nicholas COOK (2006), onde o autor propõe a visão da partitura como “Script” ao invés de “texto”, para utilizarmos na referida obra. Nesse processo, foram abordados os seguintes aspectos: formas, motivos, elementos melódicos, dinâmica e a realização de uma redução rítmica de todos os movimentos. Ao Final deste estudo, obtivemos dados gerados a partir da análise realizada, com o objetivo de utilizá-los para sugerir alternativas de interpretação e execução coerentes e conscientes, esperando que essas, contribuam para futuras perfomances da obra.

Externa ao Programa - 1149517 - GERMANNA FRANCA DA CUNHA
Externo à Instituição - MARCOS ARAGAO FONTOURA