PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: CALÍGIA SOUSA MONTEIRO

DISCENTE : CALÍGIA SOUSA MONTEIRO
DATA : 06/07/2020
LOCAL: Videoconferencia

FORMAÇÃO HUMANA POR MEIO DAS PRÁTICAS MUSICAIS: uma pesquisa realizada no projeto de extensão Música na Periferia em Natal/RN

Projeto de Extensão; Formação Humana; Música na Periferia; Oficinas de Música.

Esta pesquisa objetiva investigar as concepções dos monitores em relação a formação humana a partir das aulas de música no projeto de extensão da UFRN Música na Periferia no município de Natal. Por meio de revisão bibliográfica busca-se compreender a conceituação de formação humana, construindo um percurso dialógico analisando a linha tênue de projetos sociais e projetos de extensão universitária, sobretudo, direcionada às práticas musicais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizo pesquisa documental e o método de estudo de caso, em que é possível identificar especificidades no campo de investigação que poderão gerar descobertas dentro da temática abordada que vão do particular para o geral. Como procedimento metodológico, utilizo questionários e entrevistas semiestruturadas, buscando analisar e fundamentar as relações das práticas musicais com as interações educacional, social e humana. Assim, esta pesquisa revela importância dos projetos de extensão universitária para impulsionar o desenvolvimento de comunidades e possibilita a percepção da subjetividade dos processos de construção do ser, os quais podem ser estimulados e remodelados de acordo com concepções instruídas por meio das práticas musicais.

Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS
Interno - 1017535 - TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO