PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: YANAEH VASCONCELOS MOTA

DISCENTE : YANAEH VASCONCELOS MOTA
DATA : 21/06/2019
LOCAL: Sala 22

Violoncelista é comum de dois gêneros?:  Um estudo sobre trajetórias de formação de duas professoras de violoncelo atuantes na graduação em universidades nordestinas

Estudo de gênero; Violoncelo; Professoras; Mulheres; Formação

Este trabalho, em andamento, tem como tema mulher e docência universitária em música. Mais especificamente, tem como objetivo geral investigar e compreender a trajetória de formação de duas professoras de violoncelo atuantes em universidades federais nordestinas. A fim de se atingir tal objetivo, os seguintes objetivos específicos foram elencados: conhecer as experiências prévias das colaboradoras com música, especificamente com o violoncelo; investigar os motivos que, na percepção das colaboradoras, as levaram a optar e a permanecer na docência universitária; identificar a forma como as colaboradoras se sentem em meio às interações com as/os demais integrantes da comunidade acadêmica; e evidenciar possíveis dificuldades e desafios encontrados pelas professoras em sua atuação docente. A pesquisa de caráter interdisciplinar, fundamenta-se teoricamente em proposições: da  Sociologia, a partir dos conceitos de  Bourdieu (2002 [1990]; 1996 [1994]) sobre dominação masculina; da Educação, com a discussão sobre mulheres professoras de Louro (2017) e Almeida (2016); e da Educação Musical, a partir da discussão sobre patriarcado musical de Green (1997). O trabalho tem sido realizado a partir da perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. Dentro do método de narrativas autobiográficas, recorri às entrevistas narrativas, realizadas em duas sessões – uma com cada colaboradora, Cecília e Simone; diários de bordo; e memorial de formação. As etapas de organização e análise dos materiais coletados, em andamento, me permitem indicar que ambas as entrevistadas possuem similaridades em relação às suas vidas pessoais: têm mais de trinta anos de idade, não são casadas, não têm filhas/os e não são naturais das cidades em que atuam. Aparentam ser, contudo, diferentes em suas perspectivas, realizações e expectativas profissionais: enquanto Simone relata demonstrar engajamento político em sua atuação, propondo, inclusive, ações que empoderam a mulher na academia; Cecília se dedica, com mais afinco, aos aspectos técnico-interpretativos do violoncelo em sua prática pedagógica. Por ora, a análise em andamento do material não apresenta um aprofundamento que me permita esboçar considerações finais sobre as trajetórias de formação das duas professoras. No entanto, me permite perceber que, apesar das dificuldades, são múltiplos os percursos formativos para a mulher na docência universitária em música. Almejo compreender em profundidade as especificidades das trajetórias de formação das minhas colaboradoras, bem como identificar aspectos gerais que marcam os caminhos das mulheres na área da música e da educação e, principalmente, na docência universitária em música. A pesquisa encontra-se na fase de aprofundamento da fundamentação teórica, de estruturação temática da revisão de literatura e escolha do procedimento de análise dos materiais já coletados.

Externo à Instituição - LUCIANA MARTA DEL BEN
Externa ao Programa - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Presidente - 2212127 - ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 19/06/2019 15:28