PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: JOSÉ WELLINGTON BORGES ARAÚJO JÚNIOR

DISCENTE : JOSÉ WELLINGTON BORGES ARAÚJO JÚNIOR
DATA : 13/12/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

Processos de Aprendizagem da Obra Sandy´s Portrait  de Sergio Assad

Sandy´s Portrait. Processos de aprendizagem. Estratégias de estudo. Violão.

O presente trabalho aborda o processo de aprendizagem da obra Sandy´s Portrait para violão solo do compositor Sergio Assad (1952-), partindo de uma pesquisa empírica com foco nas estratégias de estudo utilizadas para o auxílio de problemas técnico-interpretativos. A preparação da performance foi fundamentada através da prática artística do pesquisador/intérprete cujo registro foi realizado em um diário de estudo, ferramenta principal de coleta de dados. Os principais autores que nortearam o referencial teórico deste trabalho foram em Contreras (1998), Fernandez (2001), Johnston (2002), Williamon (2004), Barros (2008), Araújo (2010), Kaminsky (2012) e Meirinhos (2016). Foram elaborados exemplos musicais de trechos da partitura. A metodologia da pesquisa foi realizada em três momentos. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados à pesquisa empírica e à performance, bem como aos processos de aprendizagem de obras para o violão. Em um segundo momento, realizou-se uma compilação das estratégias utilizadas durante o processo de aprendizagem da peça e o desenvolvimento de um planejamento de estudo. O terceiro ponto diz respeito ao processo de aprendizagem na prática, apontando pontos importantes da análise técnico-interpretativa, além das aplicações das estratégias de estudo para o desenvolvimento da performance da obra Sandy´s Portrait. Os resultados revelam que as estratégias aplicadas foram eficazes, tendo em vista que melhoraram significativamente a qualidade da prática de estudo, culminando em uma performance satisfatória durante o recital de mestrado. As estratégias apresentadas neste trabalho colaboraram para um maior foco, motivação e organização em relação ao estudo do instrumento.

Interno - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Externo à Instituição - EDDY LINCOLLN FREITAS DE SOUZA - IFCE