PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO HIGOR MORAIS ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO HIGOR MORAIS ARAUJO
DATA : 17/05/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica
TÍTULO:

EDUCAÇÃO MUSICAL E AÇÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

educação básica; educação musical; ação cultural; transdisciplinaridade; políticas culturais; formação cultural;


PÁGINAS: 209
RESUMO:

A educação musical no Brasil, ao longo de sua história foi marcada pela presença de diversas concepções, metodologias e abordagens. Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no contexto da educação básica fundamentada no desenvolvimento de uma ação cultural desenvolvida na escola, contribuindo para a ressignificação da instituição escolar enquanto espaço cultural na sociedade. Busco refletir sobre os múltiplos significados dessa prática a partir das colaborações realizadas pelos membros da comunidade escolar (alunos, professores e gestores). Como metodologia, optei pela pesquisa participante, analisando o impacto da ação cultural denominada Música Potiguar na Escola (3° edição) realizada na Escola Municipal Ivonete Maciel de ensino fundamental I, na cidade de Natal/RN. Participaram desta pesquisa 02 educadores musicais, 14 professoras pedagogas, 06 professoras de disciplinas específicas, coordenadores e diretores que ajudaram a intermediar o processo. Nesse contexto, utilizei como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas individuais e grupais, registros audiovisuais, diário de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos indicaram que esta ação cultural, a partir dos diversos conteúdos desenvolvidos, possui uma abordagem educacional de caráter transdisciplinar, que mobilizou o diálogo entre diferentes linguagens (música, dança, teatro, artes visuais, literatura, língua de sinais). Trago como referencial teórico, entre outros, autores que refletem sobre a educação musical, como Margarete Arroyo, Keith Swanwick e Luis R. S. Queiroz. Quanto à formação humana, apresento conceitos, valores e discussões relevantes sobre o tema da mudança de paradigmas no meio científico/acadêmico e, consequentemente, sobre sua repercussão na educação básica da sociedade. Para isso, recorro à produção intelectual de autores como Edgar Morin, Boaventura S. Santos, Fritjof Capra. Apresento também uma discussão sobre a música como conteúdo transversal na educação básica, de acordo com as pesquisas de Rita de Cássia F. Amato (2010) sendo um elemento com forte potencial para desenvolver outros conhecimentos, bem como o diálogo com outras linguagens artísticas, sugerindo uma abordagem transdisciplinar de ensino. Concluo defendendo uma concepção de escola enquanto espaço cultural ativo na sociedade, onde é possível ressignificar a instituição e a prática docente com novas conexões entre os conteúdos curriculares e a participação da comunidade escolar em ações culturais e projetos pedagógicos transdisciplinares.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Interno - 784.460.746-72 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB
Presidente - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 04/05/2018 12:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao