PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO FERNANDES DE OLIVEIRA

DISCENTE : LEANDRO FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA : 12/06/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

TÉCNICAS ESTENDIDAS DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA: O REGENTE COMO MEDIADOR DO PROCESSO INTERPRETATIVO

Técnicas estendidas. Música contemporânea. Camerata Jovem. Práticas interpretativas.

A presente pesquisa visa discutir os aspectos interpretativos valendo-se de possibilidades interpretativas das técnicas estendidas. O trabalho está sendo desenvolvido no contexto de um projeto social na cidade de Luís Gomes/RN intitulado de “Camerata Jovem”, este grupo possui uma base técnica norteada pelos métodos tradicionais no ensino de cordas friccionadas (abordagens técnicas da música barroca e clássico-romântica). Nossos objetivos buscam apresentar maneiras para o trabalho/abordagem das técnicas estendidas da música contemporânea no contexto da citada Camerata Jovem na intenção de aproximar os jovens instrumentistas de práticas que caracterizam a música contemporânea. Nossa proposta metodológica apresenta ferramentas de coletas de dados como a pesquisa documental, pesquisa audiovisual, análise descrito-interpretativa das obras que apresentem compatibilidade técnica com o nível da orquestra deste estudo, como também a abordagem auto-etnográfica considerando a participação do pesquisador nos processos que alicerçam esta pesquisa. Nossa pesquisa utiliza, como ferramenta de coleta de dados, as Quatro Estações Portenhas de Astor Piazzolla com arranjo do paraibano Arthur Barbosa e o Itinerário de Passagem: Verônica Nadir, composição de Silvio Ferraz. Estas obras demandam a execução de técnicas que são utilizadas na prática de repertório contemporâneo, neste sentido, iremos realizar a catalogação das técnicas e a sua elucidação prática durante o processo interpretativo. A análise busca compreender formas de desvendar meios válidos, estabelecendo uma comunicação entre o regente e Camerata na intenção propor formas de resolver problemas que possam ser danosos à interpretação. Buscaremos esclarecer as necessidades técnico-interpretativas que demandam das ideias dos compositores, ocasionando a busca por novas sonoridades que podem ser apresentadas através da exploração das técnicas estendidas. Nessa perspectiva tentaremos colocar a relevância que as técnicas estendidas da música contemporânea podem atingir na prática e na percepção da Camerata Jovem e assim contribuir para a evolução da técnica e do crescimento musical dos jovens que fazem parte do projeto de formação de Luís Gomes/RN.

Presidente - 277370 - ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
Interno - 1518400 - FABIO SOREN PRESGRAVE