PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO MARTINS DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE : FERNANDO MARTINS DE OLIVEIRA NETO
DATA : 19/09/2016
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

A música e suas dimensões na Comunidade Católica Shalom – Missão Natal/RN.

Aprendizagem musical no cotidiano. Música na Igreja Católica. Comunidade Católica Shalom. Usos e funções da música.

O percurso acadêmico me ajudou a enxergar que os espaços escolares não são os únicos espaços que propiciam a educação musical (ARROYO, 2000), e que nos  espaços extraescolares (Souza, 2001) podem ser descobertos inúmeros mundos musicais (FINNEGAN, 1989 apud ARROYO, 2002) e estes nos propiciam uma rica variedade de relações de ensino-aprendizagem sem a obrigatoriedade da presença do professor neste processo (QUEIROZ, 2004), já que, segundo Petitat (2011) “a educação deriva da inserção em relações – às vezes escolares, mas, a maior parte do tempo, não escolares”. A Comunidade Católica Shalom não tem por finalidade promover a aprendizagem musical, porém, a relação estreita que seus membros têm com a música é inegável. Ela está presente no cotidiano e nas atividades que a Comunidade realiza, seja na celebração eucarística, nas reuniões de grupo, nos encontros ou eventos de grande, médio ou pequeno porte, onde a música exerce variadas funções e tem diversos usos (MERRIAM, 1964), ora agregador, ora de reforço da mensagem comunicada, ora como meio para facilitar a relação e o diálogo do fiel com Deus. A presente obra tem como objetivo elucidar o mundo musical da Comunidade Shalom na missão de Natal-RN, buscando encontrar os diversos usos e funções da música, bem como identificar as possíveis relações de ensino-aprendizagem neste ambiente extraescolar. Para alcançar tal objetivo, faço uso da “descrição densa” (GEERTZ, 1926) como ferramenta metodológica da antropologia e da etnografia. A etnografia da música é a escrita sobre as maneiras que as pessoas fazem música (SEEGER, 2008). Por buscar relações diversas da música em dimensões distintas de um mesmo campo, a pesquisa se desenvolve através da observação participante, fazendo uso também de entrevistas e questionários, além de revisão bibliográfica.

Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Interno - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA