PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO ALVES DE MELO

DISCENTE : RODRIGO ALVES DE MELO
DATA : 19/09/2016
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO MUSICAL: Um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB

Educação Infantil. Musicalização infantil. Afetividade. Aprendizagem

A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças que são assistidas nesse meio. Em especial, as aulas de música nesse campo do ensino são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da mente. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da musicalização infantil que acontece nos Centros de Referencias em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB. Foram convidadas duas professoras desses centros, em pontos distantes da cidade. O foco principal da pesquisa foi identificar como ocorrem as relações de afetividade nas aulas de música das professoras. Em primeiro plano, buscou-se, por revisão de literatura, conhecer e estudar algumas particularidades das crianças, entre algumas delas serem segundo Gutman (2015) seres fusionais. Discutiu-se também acerca das diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e a importância desta para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, passando então para discussão de teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, citando autores que discorreram sobre o tema, como Piaget, Wallon e outros. Refletiu-se também sobre o professor e sua atuação no universo da educação infantil. A musicalização infantil e relações de afetividades presentes na mesma também esteve em voga nos escritos desse trabalho, já que foram objetivo da pesquisa almejada. Na segunda parte buscou-se investigar as aulas de músicas das professoras de música através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. As investigações foram feitas através de pesquisa bibliográfica e de observação das aulas. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas e gravações em áudio, para posterior análise dos dados para assim proceder com a escrita da dissertação em curso.

Presidente - 2553739 - AMELIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
Externo à Instituição - LEILA MIRALVA MARTINS DIAS - UFBA