PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA

DISCENTE: JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA
DATA: 07/12/2015
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo

Aprendizagem criativa em música; piano em grupo; práticas criativas

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

O foco central dessa dissertação é investigar a aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Para tanto, o referencial teórico adotado foi norteado por dois eixos principais: (i) a criatividade na área da Educação Musical e (ii) o ensino e aprendizagem de piano. Além disso, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa-ação com discentes adultos das disciplinas “Prática de Instrumento Harmônico I e I”, do Curso de Licenciatura em Música da UFRN. Essa pesquisa-ação foi estruturada em quatro fases: 1) a identificação das situações iniciais, problematização do tema criatividade na aula de piano em grupo, considerando o contexto de um curso de formação docente em música; 2) a projetação das ações, a definição dos objetivos e o planejamento das ações, tais como a elaboração de procedimentos pedagógico-musicais criativos e materiais, o planejamento de aulas, a organização dos instrumentos de coleta e análise de dados; 3) a realização das ações planejadas, a efetivação das aulas, promoção de um recital público, coleta de dados por meio de diário de campo e aplicação de entrevistas com alunos participantes da pesquisa; 4) a avaliação dos resultados, transcrição, organização e análise dos dados coletados por meio de observações participantes, entrevistas e também por meio do levantamento teórico obtido na revisão bibliográfica, e por fim, a elaboração do texto de dissertação. Tendo em vista os resultados alcançados, concluímos que o ciclo da aprendizagem criativa em música, constituído por atividades tais como compor, apresentar e criticar música (BEINEKE, 2009; 2013; 2015) se constituiu como um fenômeno significativo para a promoção da aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Mas para que isso pudesse ocorrer foi decisivo o planejamento, a aplicação e a avaliação dos procedimentos pedagógico-musicais criativos adotados e também ouvir os alunos, suas perspectivas, e por meio do processo de trocas e construções estabelecidos, possibilitar um elo criativo e formativo mais abrangente, não somente para os alunos participantes como também para nós, como ator envolvido e transformado nesse processo educativo.

Presidente - 2553739 - AMELIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
Externo à Instituição - BETANIA MARIA FRANKLIN DE MELO - UFRN
Externo à Instituição - VIVIANE BEINEKE HANTSCHKE - EDESC
Notícia cadastrada em: 24/11/2015 17:38