PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: JOSÉ CARLOS DOS SANTOS

DISCENTE: JOSÉ CARLOS DOS SANTOS
DATA: 16/12/2015
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica da UFRN

SUGESTÕES PERFORMÁTICAS DO BILHETE DE UM JOGRAL PARA VIOLA SOZINHA E DAS TRÊS PEÇAS PARA VIOLA E PIANO DE CÉSAR GUERRA PEIXE

César Guerra-Peixe, Interpretação, Regionalismo musical pernambucano. Viola de Arco.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical

Este trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo interpretativo da obra para viola e piano intitulada Três Peças, e da obra para viola solo intitulada Bilhete de um Jogral, do compositor brasileiro César Guerra Peixe. Esse estudo será dividido em três partes: A primeira trará um breve histórico sobre o compositor com enfoque em sua passagem por Pernambuco no final da década de 1940 e início da década de 1950; a segunda mostrará a utilização de elementos do regionalismo musical pernambucano utilizados pelo compositor nas peças citadas; a terceira apresentará um conjunto de sugestões interpretativas fundamentadas: na análise dos elementos musicais regionais identificados nessas obras; nos rudimentos técnicos utilizados na escrita para viola alusivos as arcadas, dinâmicas, dedilhados, articulações, fraseados; e nas experiências vivenciadas pelo autor desta pesquisa como intérprete dessas obras.

Presidente - 277370 - ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
Externo à Instituição - NELSON CAVALCANTI DE ALMEIDA - UFPE