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Banca de QUALIFICAÇÃO: GISLENE DE ARAUJO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISLENE DE ARAUJO ALVES
DATA: 15/09/2015
HORA: 10:30
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN
TÍTULO:

A construção da identidade profissional docente de licenciandos em Música da UFRN: um estudo de narrativas de formação


PALAVRAS-CHAVES:

Construção da Identidade Profissional. Dimensões Formativas. Formação de Professores.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

Esta dissertação tem por intuito verificar e analisar a construção da identidade profissional do licenciando sem música durante sua formação inicial. A visão conceitual sobre as dimensões formativas e a construção da identidade profissional é tratada a partir dos autores Marie-Christine Josso, Pierre Dominicé, Antônio Nòvoa e
Elizeu Clementino de Souza, por tratarem da abordagem (Auto)Biográfica como método de investigação das trajetórias de formação do sujeito, além de autores que discutem a formação como profissionalização do trabalho docente, como Carlos Marcelo Garcìa, Betania Ramalho, Isauro Nuñez, Paulo Freire entre outros. Por meio do estudo das narrativas escritas, pretendeu-se analisar as narrativas escritas dos licenciandos em música, com o intuito de verificar quais as dimensões formativas dos mesmos sobre a própria construção da identidade profissional docente. Este estudo apresenta como objetivos específicos a análise das narrativas escritas dos
licenciandos sobre sias próprias trajetórias formativas, desde as primeiras experiências musicais, como a escolha do curso, a formação profissional na licenciatura, até as atividades práticas formativas, onde procuramos revelar os diversos contextos formativos (curriculares e extracurriculares). Buscou-se compreender as reflexões e (re)definições da carreira profissional do licenciando em música frente ao atual contexto da educação musical, além de compreender o processo de significação e construção da identidade profissional docente. Para isso, no primeiro momento, observamos os licenciandos do curso de licenciatura em Música
da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante suas práticas de formação que aconteceram nas disciplinas de Estágio Supervisionado. Esse momento propiciou minhas primeiras aproximações com os licenciandos, o que veio a contribuir para uma maior interação e compreensão das significações construídas pelos mesmos. O segundo momento deu-se na coleta de dados, que foi realizada através de questionário aberto e diários de formação. Através das narrativas escritas dos licenciandos de música da UFRN, pode -se conhecer as dimensões formativas que acontecem em atividades extracurriculares, além de conhecer e analisar a trajetória de formação musical construída por cada licenciando participante deste estudo. Por meio deste estudo poderemos compreender como o licenciando em música passa a se considerar um futuro professor de música, mostrando suas indagações, inquietações e experiências profissionais fora do contexto acadêmico e que
contribuem para a sua construção profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO - UFSM
Presidente - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 10/09/2015 16:34
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