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Banca de DEFESA: WASHINGTON NOGUEIRA DE ABREU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WASHINGTON NOGUEIRA DE ABREU
DATA: 27/05/2015
HORA: 19:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN
TÍTULO:

CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES MUSICAIS SOBRE O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo com professores da rede pública municipal da cidade do Natal/RN


PALAVRAS-CHAVES:

 Concepções pedagógicas; Educação Musical; Educação básica.  


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

A educação musical está presente na educação básica em seus diversos níveis de aprendizagem e nesse trabalho destaca-se o ensino de música no ensino fundamental ministrado por professores especialistas em música. Este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no Ensino Fundamental em escolas públicas Municipais da Cidade do Natal/RN. Os objetivos específicos são: identificar como se constitui o ensino de música nas escolas públicas municipais da cidade do Natal; identificar o perfil dos professores de música que atuam no ensino fundamental da cidade do Natal; as experiências da formação do educador musical com o ensino de música. A fundamentação teórica está embasada em autores que tratam da função da música na escola, saberes docentes, concepções do educador musical na educação básica. A metodologia a ser abordada, a pesquisa qualitativa que esclarecerá problemática da pesquisa: quais as concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no ensino fundamental em escolas públicas Municipais da Cidade do Natal? Para analisar os dados utilizei a análise do discurso. Essa pesquisa foi feita com educadores musicais, licenciatura em música ou educação artística com habilitação em música, da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. O levantamento dos dados foi construído através dos instrumentos de coleta: questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados foram sinalizados a partir da análise do discurso dos educadores dialogando com autores que estudam sobre as concepções do educador musical na educação básica. Eles apontam para uma diversidade de concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem de música no ensino fundamental em todas as suas dimensões: planejamento, conteúdos, prática, avaliação e formação humana. Nessa perspectiva, o ensino de música na cidade do Natal está se solidificando por ter educadores musicais que se preocupam com sua formação, reflexão e ação na aprendizagem do educando contextualizado com a realidade de cada escola.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2553739 - AMELIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Externo à Instituição - LUCENI CAETANO DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 19/05/2015 14:21
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