PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VINICIUS DE FREITAS

DISCENTE: MARCUS VINICIUS DE FREITAS
DATA: 24/09/2014
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

O TEATRO MUSICAL E O ENSINO DE MÚSICA NA IGREJA BATISTA DA ESPERANÇA

Teatro Musical; Música na Igreja; Educação Musical.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

As igrejas no Brasil têm demonstrado ser um espaço importante na formação musical de muitos indivíduos. No entanto, percebemos em muitas delas, em especial, na Igreja Batista da Esperança, selecionada para esta pesquisa, uma postura musical exclusivista e meramente performática, com o argumento de que desejam prestar adoração ao Ser Divino e que, assim, devem oferecer sempre o melhor. Além disso, a cultura do talento e do dom tem se mostrado determinante na seleção de pessoas para as práticas musicais eclesiásticas. Entendendo que a prática musical deve estar acessível a todos, vimos o teatro musical, por suas inúmeras possibilidades, como importante ferramenta para o ensino de música nesse contexto, de maneira integradora, motivadora, interdisciplinar e libertadora. Por essa razão este trabalho procura investigar e desenvolver uma proposta de ensino de música na igreja, por meio do processo de criação e realização de um musical de Natal, na Igreja Batista da Esperança. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação e foram convidados para participar da pesquisa todos aqueles que desejassem, possuindo ou não experiências musicais prévias. Ao fim do processo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes do elenco. As principais temáticas evidenciadas em seu discurso foram, então, categorizadas e devidamente analisadas, o que provocou as conclusões aqui apresentadas.

Presidente - 2553739 - AMELIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
Externo ao Programa - 350610 - DANILO CESAR GUANAIS DE OLIVEIRA