6º Congresso Internacional de Design da Informação

Recife, 10 a 13 de setembro de 2013 | UFPE | Brasil 
http://www.sbdi.org.br/cidi2013/
 
É com grande prazer que anunciamos a chamada de trabalhos para o 6º Congresso Internacional de Design da Informação [CIDI], que é um evento conjunto com o 5º Congresso Brasileiro de Design da Informação [Infodesign Brasil] e o 6º Congresso de Iniciação Científica em Design da Informação [CONGIC].

Estes eventos científicos bianuais são promovidos pela Sociedade Brasileira de Design da Informação [SBDI], com o objetivo de reunir profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir questões de design de informação.

O 6º Congresso de Iniciação Científica em Design da Informação [CONGIC] é um evento científico direcionado para estudantes e profissionais recém-formados que desenvolvem investigações neste campo.

A promoção conjunta destes eventos constitui uma excelente oportunidade para a colaboração intelectual entre pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil e do exterior.
Será um prazer contar com a sua participação nestes eventos!

 

 // EIXOS TEMÁTICOS  

Apresentação das propostas de trabalhos para os três eventos devem abordar um dos temas dos eixos temáticos propostos, descritos a seguir:

(1) Comunicação: Aspectos e questões relacionados à eficácia comunicacional de sistemas informacionais. Investigações enfocando o design de instruções, formulários, sistemas de signos, símbolos gráficos, mapas, artes sequenciais, roteiro, storyboard, fazem parte deste eixo temático. 

(2) Educação: Aspectos e questões referentes ao papel do design da informação na educação. São bem vindos estudos sobre currículos de graduação e pós-graduação, artefatos didático/instrucional, métodos e abordagens de ensino/aprendizagem numa perspectiva do design da informação, entre outros. 

(3) Sociedade: Aspectos e questões do design da informação relativas à produção e utilização de artefatos por indivíduos e seus efeitos na sociedade. Estudos em áreas como design social, design vernacular, produção artesanal, semiótica relacionados ao InfoDesign se enquadram neste eixo temático. 

(4) Tecnologia: Aspectos e questões do design da informação relativas à produção e utilização da tecnologia por indivíduos. Estudos em áreas como: interação humano/computador, design de hipermídia, visualização de dados, design de jogos, realidade aumentada, animação, broadcasting design e avaliação de interfaces computadorizadas se enquadram neste eixo temático. 

(5) Teoria e História: Abordagens/ contribuições históricas e teóricas ao design da informação. Pesquisas sobre pioneiros e primórdios do design da informação, propostas de taxonomias, assim como modelos e métodos para seu estudo, enquadram-se neste eixo temático. 


 // APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS  

As propostas de artigos deverão ser enviadas em forma de resumo expandido (500 a 1000 palavras, além de referências). As línguas oficiais para a apresentação são Português e Inglês.

Os trabalhos cujo primeiro autor é um estudante de graduação ou graduado recentemente deverão ser submetidos ao CONGIC.

As submissões para o 6º Congresso Internacional de Design da Informação deverão ser realizadas via EasyChair sistema: 
https://www.easychair.org/conferences/?conf=6cidi5infodesignbras

As submissões para o 6º Congresso de Iniciação Científica em Design da Informação [CONGIC]deverão ser realizadas via EasyChair sistema:
https://www.easychair.org/conferences/?conf=6congic

Os resumos serão avaliados com revisão-cega por um comitê científico por eixo temático. Os autores cujos resumos forem aprovados deverão encaminhar o artigo completo conforme as diretrizes propostas, também através do sistema EasyChair. Com base na avaliação da versão completa, os artigos serão indicados para a apresentação oral ou apresentação em formato de pôster. Todos os artigos completos aceitos para apresentação serão publicados Anais dos eventos com ISBN. 


 // CRONOGRAMA  

15 de abril: Prazo para submissão dos resumos expandidos 
20 de maio: Notificação aos autores sobre o resultado final da avaliação dos resumos expandidos 
01 de julho: Data limite para o envio da versão completa do artigo 
(incluindo o formato da apresentação)
01 de julho: Prazo para Inscrições dos autores
10 a 13 de setembro: Congresso.

Os artigos selecionados para o 6º Congresso Internacional de Design da Informação que obtiverem a maior pontuação nas avaliações poderão ser selecionados pelo comitê editorial para publicação na próxima edição do livro Selected Readings of the Information Design International Conference 2013 (publicação com ISBN), em conjunto com o comitê científico, também poderão ser selecionados para a publicação no periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação (www.infodesign.org.br). Os autores serão contatados em tempo hábil a fim de fornecer a sua total autorização para publicação.

Notícia cadastrada em: 07/03/2013 10:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao