12º Congresso Internacional ERGODESIGN | USIHC, Natal - RN

O Laboratório de Experimentação em Usabiliade da UFRN (vinculado ao programa de pós-graduação em design da ufrn) em Parceria com o Laboratório de Ergonomia, Usabilidade e Humano-Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizará o XII Congresso Internacional ERGODESIGN | USIHC (Ergonomia, Design, Usabilidade e Interação Humano-Computador) que será realizado entre os dias 12 e 16 de agosto de 2012 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Para maiores informações e inscrições visite o site oficial do evento: www.ergodesign-usihc.com.br

 

 

Objetivos do Congresso

  • Reunir profissionais de diversas áreas tecnológicas que envolvam a atividade projetual, para refletir e propor melhorias das condições de trabalho e da qualidade de vida do ser humano no trabalho, em casa e no lazer;
  • Propiciar a união de diversos enfoques, que tenham o ser humano como foco principal de suas preocupações, ao desenvolver novas soluções tecnológicas;
  • Apresentar e aprofundar metodologias, métodos e técnicas que enfatizem o projeto centrado no usuário, e discutir estratégias de difusão e implementação.

Público Alvo

Arquitetura, Design, Engenharia, Ergonomia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Profissionais da Educação Física, Ciência da Computação, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Comunicação Visual, Ergonomia de Software, Profissionais de Informática, Administração e áreas afins.

 

Temas

ERGODESIGN:

1. Metodologia Ergonômica no Projeto de Produtos

Estudos de métodos e técnicas aplicados a apreciação, diagnose, projetação, avaliação, validação e testes ergonômicos. Envolve a pesquisa de passos e procedimentos para a configuração, conformação e aplicação de dados antropométricos aos projetos de produto e estações de trabalho.

2. Ergodesign do Produto

Considera-se as aplicações dos conhecimentos, métodos e técnicas da área de ergodesign, a projetos de produto e estações de trabalho.

3. Avisos e Advertências

Envolve o estudo de elementos de linguagem verbal e icônica, destaque de informação, uso de cor, ilustração estática, passo a passo de procedimentos operacionais, aplicados a Avisos e Advertências em embalagens, manuais de instrução e outros sistemas de informação. Ressaltam-se as questões de legibilidade e decodificação.

4. Sistema de Orientação, Sinalização e Instrução

Envolve o estudo de elementos de linguagem verbal e icônica, destaque de informação, uso de cor, ilustração estática, aplicados a Sistemas de Sinalização. Ressaltam-se as questões de legibilidade, decodificação e orientação espacial.

5. Ambiente Construído

Uso do espaço interior ou urbano, com base nos conceitos de territorialidade, espaço público e privado e interação entre os indivíduos com o espaço. As barreiras arquitetônicas, os marcadores espaciais e os mapas cognitivos. A circulação no espaço Arquitetural.

6. Constrangimentos Posturais em Postos de Trabalho

Constrangimentos posturais e sua relação com os custos humanos, como lombalgias. Sabe-se que os problemas posturais, resultantes de movimentação de materiais, implicam lesões por esforços repetitivos - DORTs, doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. Este é um tema atual da ergonomia e determina inovações tecnológicas e criação de novos produtos; saúde e segurança do usuário em relação ao uso ou "mau uso" de produtos.

7. Acessibilidade e Projeto Inclusivo

Envolve o acesso aos mecanismos e facilidade de manipulação considerando a inclusão de usuários com necessidades específicas (portadores de deficiência, idosos, etc).

8. Trabalhos Auxiliados por Computador

A introdução de sistemas informatizados no processo de concepção de produtos, com o uso de programas de computador com softwares CAD , CAM e CAE, em processos industriais, implicando a aquisição de novas competências e conflitos para os antigos processos e operadores, que detêm o saber-fazer tradicional.

 

 

USIHC (Usabilidade e Interação Humano-Computador):

1. Sistemas de Hipermídias e Hipertexto

Usabilidade de programas informatizados, multimídias, hipertextos, páginas “web”, sistemas de venda via “internet”, “homebanking”, considerando usuários diversificados.

2. Design de Interfaces

Conjunto de elementos de interação e desenvolvimento de uma interface e suas relacões uns com os outros e com seu ambiente de maneira a formar um ambiente integrado.

3. Arquitetura de Informação

Arquitetura de informação - design estrutural de informações para dar suporte à usabilidade e à facilidade de obtenção de informações; organização, rotulação e esquemas de navegação dentro de um sistema de informações; classificação e administração da informação; padrões de busca.

4. Metodologia Ergonômica no Projeto de Sistemas Digitais

Aplicações dos conhecimentos, métodos e técnicas da ergonomia em projetos de sistemas digitais; comparação de técnicas e validação de procedimentos.

5. Experiência do Usuário

Todos os aspectos relacionados a experiência do usuário durante a interação com produto, serviço e ambiente. A performance do sistema, comportamento interativo, capacidades assistenciais de interação com o sistema. Todos os aspectos de usabilidade e desejo de um produto, sistema ou serviço na perspectiva do usuário.

6. Interação em Dispositivos Móveis

Relação de uso com dispositivos como aparelhos celulares, leitores de Livros digitais (e-readers), tablets. São objetos deste item tanto as interações em interfaces de aplicativos para dispositivos quanto as novas formas de comunicação entre pessoas, como mensagens instantâneas, redes sociais. Serão  considerados trabalhos que discutam ou tragam experiências práticas sobre dispositivos e sobre serviços móveis.

7. Acessibilidade e Projeto Inclusivo em Sistemas Digitais

Envolve os processos de inclusão digital por meio de plataformas digitais e virtuais; Interação em ambientes virtuais de aprendizagem; acesso aos mecanismos e facilidade de manipulação considerando a inclusão de usuários com necessidades específicas.

 

 

Coordenaçào:

Prof. José Guilherme Santa Rosa

Coordenador do programa de pós-graduação em design - UFRN

Coordenador do XII Congresso Internacional ERGODESIGN | USIHC

 

Secretaria do evento:

Ricelle TinTin

84 3342.2398

www.ergodesign-usihc.com.br

 

Notícia cadastrada em: 27/07/2012 23:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao