Banca de DEFESA: WEKSLEY MESQUITA VIANA

DISCENTE : WEKSLEY MESQUITA VIANA
DATA : 23/03/2017
LOCAL: Sala 38-D, DEART

DESIGN COLABORATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO PARA DIVULGAÇÃO DE BENS DESCARTADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Reutilização, Design Colaborativo, Prototipagem.

O objetivo desta pesquisa é construir protótipos de alta fidelidade para a ferramenta de divulgação dos bens descartados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Um estudo anterior apontou que uma abordagem realizada sem a integração com o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC da UFRN não permitia que os usuários realizassem buscas pelos bens desejados. Para o desenvolvimento do projeto, foi adotado o design colaborativo, dividido em quatro fases: descoberta, definição, desenvolvimento e entrega. Além disso, foram aplicados os modelos de colaboração hierárquico, aberto, fechado e horizontal, de acordo com o nível de envolvimento dos participantes em cada fase. A colaboração permitiu que os envolvidos no desenvolvimento dos protótipos contribuíssem com suas experiências e auxiliassem na definição das soluções adotadas em cada fase. Para entender o problema e realizar o levantamento dos requisitos, que permitiu a construção de um fluxograma usado para nortear o desenvolvimento dos protótipos de baixa e alta fidelidade, utilizou-se a ferramenta de entrevista. Esta pesquisa faz parte do processo de desenvolvimento de um software personalizado para a UFRN com foco na construção dos protótipos de alta fidelidade. A aplicação deste software trará um ganho nas áreas financeira, social e ecológica da Instituição: o benefício financeiro decorre da diminuição da quantidade de bens definitivamente descartados; o benefício social é consequência da interação entre os envolvidos na publicação do anúncio do bem e os interessados em adquirilo, bem como os responsáveis pelo manuseio dos bens descartados que, com a diminuição do volume de descartes, poderão se dedicar a outras atividades importantes na Instituição; e, por fim, o benefício ecológico acontece com a diminuição de lixo gerado.

Interno - 2145145 - HELENA RUGAI BASTOS
Externo à Instituição - LAURA BEZERRA MARTINS - UFPE
Presidente - 1760618 - OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA
Notícia cadastrada em: 13/03/2017 17:02