Banca de DEFESA: FERNANDA PESSOA COUTINHO FERNANDES LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA PESSOA COUTINHO FERNANDES LIMA
DATA : 05/01/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 38-D, DEART
TÍTULO:

ANÁLISE PROPOSITIVA DA EVOLUÇÃO DOS FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFRN NO PERÍODO DE 2006 A 2016 SOB A ÓTICA DA ERGONOMIA E USABILIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação funcional, Formulário eletrônico, Entrevista, Avaliação cooperativa, Questionário de satisfação, SIGRH


PÁGINAS: 152
RESUMO:

A avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental para a gestão de pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Através dela é possível identificar a situação dos servidores em um determinado espaço de tempo, considerando a análise do próprio servidor, dos seus pares e de sua chefia. Na UFRN, o formulário de avaliação é aplicado anualmente e seu preenchimento é obrigatório para os servidores técnico-administrativos em educação e os docentes que exercem de funções administrativas. Através desses dados, a equipe de Gestão de Pessoas pode planejar as estratégias de desenvolvimento de pessoas, como cursos de capacitação, por exemplo, permitindo que a instituição cresça junto com elas, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados.
Por ser um processo importante para a gestão de pessoas, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) identificou a necessidade de atualizar o conjunto de formulários de avaliação de desempenho dos servidores, buscando torná-lo mais agradável para estimular os servidores a contribuírem com o aprimoramento do funcionamento da área de administração e desenvolvimento de pessoal.
O estudo apresentado tem como objetivo analisar a usabilidade dos formulários de avaliação de desempenho da UFRN, sendo o primeiro desenvolvido em 2006 e utilizado até 2015 e o segundo, criado para substituí-lo, e gerar um conjunto de sugestões que possam contribuir para o redesign da ferramenta sob a ótica da usabilidade.
Para realizar este estudo de caráter qualitativo, foram utilizadas duas técnicas para coletar as informações. Primeiramente, foi realizada uma entrevista estruturada com o responsável pelo Design da Superintendência de Informática (SINFO) e com os responsáveis pelo setor de avaliação da PROGESP para facilitar a compreensão do quadro atual e das necessidades de mudança. Em seguida, foram realizadas as avaliações cooperativas.
Realizada as seis sessões para a aplicação da Avaliação Cooperativa e do Questionário de Satisfação, instrumentos utilizados para a realização desta pesquisa, foi possível concluir que o formulário da resolução de 2015 apresenta mais usabilidade que o seu anterior, ainda que seja um protótipo e necessite de melhorias.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Externo à Instituição - PAULA REBELLO MAGALHÃES DE OLIVEIRA - UERJ
Interno - 2306291 - TASSOS LYCURGO GALVAO NUNES
Notícia cadastrada em: 26/12/2016 09:46
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