Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ NIVALDO FONSECA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ NIVALDO FONSECA JÚNIOR
DATA : 24/08/2016
HORA: 17:00
LOCAL: Sala 26, DEART
TÍTULO:

PUBLICARTE: SISTEMA REPOSITÓRIO PARA COMERCIALIZAÇÃO DE OBRAS DE ARTES PLÁSTICAS VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

Arte. Celular com tela de toque. Interação.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Enveredamos por um caminho sem volta. Mais e mais estamos envoltos e
dominados pelos dispositivos tecnológicos eletrônicos e digitais. A imersão no
mundo destes aparatos acontece à revelia, independente de nossas vontades ou
mesmo consciência de seu uso. Num cenário moderno específico, objeto desta
pesquisa, vivenciamos uma interação digital sem precedentes com os aparelhos de
telefonia móvel. Sua experiência junto à Internet torna ai nda mais dominante essa
relação que os dispositivos exercem sobre o usuário. A necessidade de checar
mensagens, fazer e postar fotos, atualizar redes sociais, estar conectado o tempo
todo vem se tornando um processo de interação quase escravo. Contudo,
enxergamos também, várias contribuições positivas neste mesmo cenário. A
combinação celular-Internet promoveu uma interação nunca antes vista nos registros
históricos da humanidade e a copresença já não é mais necessária para as pessoas
interagirem. Aproveitando esta ruptura espaço-tempo causada por essa
combinação, vislumbramos a solução para um problema identificado na Galeria de
Artes do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN: ao passo que cresce o número de
artistas interessados em expor suas obras ao público, diminuem os espaços
destinados a esta finalidade. Pensando nisso, nos propusemos explorar o mundo da
Internet e aplicativos para celulares, com a finalidade de criar um suporte que
permita ao artista divulgar seu trabalho, aproximando-o do público. O presente
trabalho foi desenvolvido em 4 etapas: Etapa 1. Aplicação de questionários online
com artistas plásticos que participaram do 6º Ateliê a Céu Aberto, evento realizado
anualmente pelo campus; Etapa 2. Realização de grupo focal com alunos do curso
técnico integrado em Multimídia e artistas. Dentro do grupo foi aplicada a técnica de
storyboard com prototipagem em papel para o desenvolvimento do aplicativo; Etapa
3. Criação do leiaute e prototipagem digital do aplicativo com base nas informações
colhidas dentro do grupo de foco e nos referenciais teóricos; Etapa 4. Realização de
avaliação cooperativa do protótipo digital, feita por especialistas... Como resultados,
constatamos que...


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2145145 - HELENA RUGAI BASTOS
Externo à Instituição - LAIS KARLA DA SILVA BARRETO - UnP
Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Interno - 1760618 - OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA
Notícia cadastrada em: 15/08/2016 10:40
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