Banca de DEFESA: EDUARDO HENRIQUE OLIMPIO DE GUSMÃO

DISCENTE: EDUARDO HENRIQUE OLIMPIO DE GUSMÃO
DATA: 05/05/2016
LOCAL: Sala Q, DEART

DESIGN DE INTERAÇÃO NO MOODLE MANDACARU: ANÁLISE DA USABILIDADE E ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO DO AVA MOODLE NO FORMATO MANDACARU

Avaliação de Usabilidade. Ambiente Virtual de Aprendizado. Moodle. Educação a Distância. Mandacaru. EaD. Avaliação cooperativa. Inspeção ergonômica. QUIS.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual

Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e arquitetura da informação da interface denominada Moodle Mandacaru, utilizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), e propor melhorias para futuras versões. O estudo teve como base os conceitos de avaliações de usabilidade através de técnicas preditivas, utilizando os critérios ergonômicos de inspeção via checklist do LabUtil, e prospectivas, utilizando a avaliação cooperativa e questionário de satisfação. A metodologia da pesquisa é descritiva e sua abordagem mista, na qual são utilizadas análises quantitativas, coletadas em questionários de satisfação, e análises interpretativas, coletados em entrevistas in loco com 5 alunos do curso. Para o auxilio na organização e direção da pesquisa foi utilizada um framework denominado DECIDE, na qual foi traçada uma sequência específica de orientação, execução e análises no processo de avaliação. A coleta de dados foi organizada em três etapas: (1) etapa preparatória, na organização das ações que irão nortear as etapas subsequentes; (2) primeira etapa, com a realização de uma análise diacrônica do objeto em estudo e inspeção ergonômica; (3) segunda etapa, com a execução da avaliação cooperativa aliada ao questionário de satisfação. A análise dos dados na primeira etapa, através da análise diacrônica do ambiente, apresentou um avanço significativo no aspecto visual, organização dos conteúdos e uso de novas tecnologias em relação às versões anteriores, em contrapartida a inspeção via checklist apresentou um percentual de aproximadamente 33% de não conformidade com os critérios ergonômicos no Ergolist, apresentando a flexibilidade, controle do usuário, feedback e ações mínimas como um dos maiores problemas da interface. Os resultados da segunda etapa mostraram uma consonância com a maioria dos pontos da etapa anterior, adicionando um toque pessoal do usuário em relação à satisfação e aspectos relevantes à usabilidade do ambiente.

Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Externo ao Programa - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Externo à Instituição - ÁLVARO JOSÉ BARBOSA DE SOUSA - UA